As exportações de manufaturados, básicos e semimanufaturados registraram recorde para meses de agosto, segundo divulgou nesta segunda-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O maior crescimento foi em produtos básicos, que registrou uma expansão de 74,8% em relação a agosto de 2007. As maiores vendas ocorreram em minério de cobre, petróleo em bruto, minério de ferro, soja em grão e carnes de frango e bovina.
As exportações de semimanufaturados subiram 49%, puxadas por semimanufaturados de ferro e aço, ferro fundido, ferro-ligas e óleo de soja em bruto. Já os embarques de produtos manufaturados cresceram 19,6% em função, principalmente, das exportações de gasolina, álcool etílico, óxidos e hidróxidos de alumínio, tratores e aviões.
O Ministério do Desenvolvimento destaca que os principais aumentos em quantidades exportadas ocorreram em álcool etílico, ferro fundido, semimanufaturados de ferro e aço, aviões, tratores, gasolina, petróleo em bruto e algodão em bruto. Por outro lado, vários produtos importantes da pauta de exportação também apresentaram elevação de preços como, por exemplo, semimanufaturados de ferro e aço, petróleo, minério de ferro, soja em grão, óleos combustíveis, carne suína, laminados planos, farelo de soja e óleo de soja em bruto.
Governo envia projeto para BNDES voltar a emprestar a outros países; oposição vê “escárnio”
Mais que o triplo dos EUA: Brasil “pune” consumo com pesada carga de impostos
Com duas das cidades que mais crescem no país, Litoral Norte de SC vive “boom” econômico
Governo tenta forçar sindicalização de trabalhadores por aplicativo