• Carregando...

Maior petroleira privada do mundo, a norte-americana Exxon Mobil anunciou a descoberta de petróleo na camada pré-sal da bacia de Santos, nova e promissora fronteira exploratória do país, onde a Petrobras já possui reservas gigantes. É a primeira empresa privada a encontrar petróleo no pré-sal.

A descoberta ocorreu no bloco BM-S 22. Essa é a única área da nova fronteira da bacia de Santos na qual a Petrobras não é operadora – ou seja, não está encarregada de todo o processo de prospecção, exploração e produção de óleo.

Até agora, a Petrobras fez nove descobertas no pré-sal. Em todas, os sócios estrangeiros possuem participação minoritária. A Exxon possui participação de 40% no BM-S 22. Também sócia do empreendimento, a norte-americana Hess detém o mesmo porcentual: 40%. A Petrobras tem uma fatia minoritária de 20% do projeto.

Na expectativa de especialistas, a petroleira norte-americana está diante de mais uma descoberta gigante, com potencial de se aproximar às de Tupi e Iara. São as únicas até agora com estimativas preliminares de reservas dimensionadas – de 5 bilhões a 8 bilhões de barris e de 2 bilhões a 4 bilhões de barris, respectivamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]