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Enquanto a Tritec não sabe se continuará existindo, e muito menos se poderá fornecer motores à Óbvio, uma outra empresa da região metropolitana de Curitiba prepara sua participação no projeto da montadora fluminense. Com fábrica em São José dos Pinhais, a fabricante de componentes plásticos MVC será a fornecedora da carroceria, dos pára-choques, do painel e de outros itens de acabamento dos minicarros da Óbvio – que terão 1,65 metro de comprimento e capacidade para três passageiros.

Subsidiária da fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo, de Caxias do Sul, a MVC foi fundada há 18 anos, com o objetivo de atender à Volvo, que tem fábrica em Curitiba. O portfólio de clientes cresceu bastante desde então: hoje a empresa fornece componentes plásticos para várias montadoras de veículos – Ford, Volkswagen, General Motors, Mitsubishi, Scania e Iveco – e para empresas de outros setores, como a Springer (condicionadores de ar) e a Embraer (aeronaves). A MVC emprega 560 pessoas em São José e outras 200 em fábricas em Catalão, no estado de Goiás (onde está a fábrica brasileira da Mitsubishi) e Monterrey, no México.

Para o design da carroceria dos modelos da Óbvio, a MVC se valeu da parceria que mantém há dez anos com o centro de tecnologia francês Pôle de Plasturgie. No Brasil, a equipe de 30 engenheiros da empresa paranaense desenvolveu a composição das peças – que serão feitas por uma mistura de materiais plásticos e fibra de vidro. "Estamos numa fase em que dependemos muito mais da definição dos modelos que a Óbvio vai produzir", explica Gilmar Lima, diretor geral da MVC. "Esperamos fornecer para a montadora já em 2008."

A Óbvio vai montar seus veículos apenas por encomenda, a partir dos componentes fornecidos por 14 "fornecedores-chave". Toda a produção será exportada. Os pedidos iniciais, que eram de 50 mil veículos por ano, subiram para 150 mil – 70 mil minicarros vão para a Europa, 50 mil para os EUA e 30 mil para a Ásia. A idéia é que os carros sejam pouco poluentes. Os motores a cargo da Tritec serão tricombustíveis, podendo rodar a álcool, gasolina ou gás natural, e haverá uma versão elétrica. O motor "trifuel" foi desenvolvido pela inglesa Lotus, que, pelos planos da Óbvio, vai ceder a tecnologia à Tritec – que produz apenas motores a gasolina.

(FJ)

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