A multinacional italiana Techint recebeu uma licença ambiental de instalação para a ampliação e modernização de sua unidade em Pontal do Paraná. A liberação foi feita nesta segunda-feira (13), pelo governo estadual. A fábrica, que deve investir R$ 1 bilhão no Litoral e gerar quatro mil empregos diretos, irá produzir duas plataformas fixas de petróleo para a empresa OSX Brasil S/A, de Eike Batista, que serão usadas nos campos do Pré-Sal. A previsão é de que seja investido R$ 1 bilhão na construção das estruturas, que pesam 25 mil toneladas cada.

CARREGANDO :)

Este é o primeiro empreendimento ligado ao pré-sal a se instalar no estado. Segundo o secretario de indústria, comércio e assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, outros pedidos de licença estão sendo analisados e o governo está em negociação com empresas que queiram se instalar no estado para o fornecimento de bens e serviços à Petrobras e suas parceiras.

Entre as empresas que o estado analisa os projetos estão a Odebrecht (montagem de navios), Galvão Óleo e Gás (construção de plataformas) e Subsea 7 (produção de cabos de transporte), que já possui área no litoral. A estimativa do governo é de que sejam gerados 10 mil empregos na região.

Publicidade

A Techint está instalada no estado desde o início da década de 80, mas a última utilização da fábrica foi entre 2004 e 2006, quando foram produzidas peças para uma plataforma da Petrobras, que geraram cerca de 1,5 mil empregos.

Licenciamento

Para a emissão da licença, foram feitas algumas exigências por parte do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Entre elas estão a implantação de medidas mitigadoras dos impactos gerados na utilização das rodovias PR-407 e PR-412 e seus acessos, devido à circulação de veículos necessários à operação do empreendimento. Durante a etapa de instalação o empreendedor também deverá controlar as emissões atmosféricas e os ruídos – conforme os padrões estabelecidos pela legislação estadual e federal.

Pontal do Pré-Sal

O Pontal do Pré-sal é uma ação de articulação do Governo do Estado com os setores público e privado para colocar o Paraná como um dos principais fornecedores de materiais e serviços de suporte à exploração do pré-sal. O objetivo é aliar o interesse do governo em atrair empreendimentos à demanda de fornecedores nacionais de bens e serviços da Petrobras para os próximos anos. O governo trabalha pela união de esforços de entidades públicas, privadas, associações, federações, prefeituras e sindicatos para atrair investimentos de diferentes portes e perfis.

Publicidade