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Juliana Rezende e Bruno Molteni na Praça Osório, no Centro de Curitiba: disputa pela prefeitura virou brincadeira entre o casal, que faz check-in por onde passa, até mesmo em praças e pontos de ônibus | Jonmathan Campos/Gazeta do Povo
Juliana Rezende e Bruno Molteni na Praça Osório, no Centro de Curitiba: disputa pela prefeitura virou brincadeira entre o casal, que faz check-in por onde passa, até mesmo em praças e pontos de ônibus| Foto: Jonmathan Campos/Gazeta do Povo

Concorrência

Facebook elimina Places

O Facebook anunciou na semana passada uma série de novidades, entre elas o fim do Places, seu sistema de geolocalização rival do Foursquare. Agora, o serviço de localização estará disponível em qualquer publicação no site. O Places foi anunciado há um ano e funcionava como o Foursquare – o usuário dava "check-in" nos locais, e a mensagem surgia em seu mural no Facebook. Agora, o site não quer só o compartilhamento de localização via celulares e tablets, mas também no computador.

Com o novo serviço de compartilhamento de localização, o usuário poderá marcar onde esteve não só no momento em que está no local, mas também onde já esteve – por exemplo, sinalizando onde suas fotos foram tiradas – e onde estará em breve.

Novo

O Facebook anunciou, ainda, que está implementando melhorias para permitir que os usuários sejam mais seletivos sobrem quem pode ver o que incluem na maior rede social on-line do mundo."Estamos anunciando várias melhorias que tornam mais fácil compartilhar mensagens, fotos, imagens, etiquetas e outros conteúdos com exatamente as pessoas que uma pessoa quer", disse Chris Cox, do Facebook, em um blog. "Vocês nos disseram que o ‘Quem pode ver isto?’ podia ser mais claro no Facebook, e por isso fizemos mudança para torná-lo mais visual e simples", continuou.

A principal mudança no Facebook é que será possível mover os controles de uma página de configuração para os locais próximos de comentários, fotos e etiquetas para que as pessoas possam tomar decisões acerca de como compartilhar um conteúdo que está a ponto de ser enviado aos perfis.

As mudanças também permitirão aos usuários do Facebook saber quem pode ver seu conteúdo on-line e como ele aparece diante dos demais, de acordo com Cox.

  • Frederick Monteiro é o mayor do Shopping Mueller: referências e busca dos amigos que estão por perto

"Meu novo objetivo de vida é retomar a prefeitura da Secretaria de Cultura, meu local de trabalho", brinca o produtor cultural Rodrigo Fornos, "prefeito" de outros 21 pontos de Curitiba, que perdeu o título recentemente para uma colega de trabalho. Fornos é parte de uma legião de usuários da rede social baseada em geolocalização Foursquare e brinca com uma disputa que vem ganhando cada vez mais fãs: a busca pelo maior número de check-ins em um determinado local, que dá o título de mayor (prefeito, em inglês) aos usuários da rede.

Lançada em 2009, a rede tem cerca de 10 milhões de usuários no mundo todo – bem menos da metade do Facebook, é verdade, mas os números se multiplicam rapidamente. A administração do site não revela dados específicos de cada país, mas quem usa a própria rede – e outras as quais ela pode ser vinculada, como o Twitter e o próprio Facebook – vê a quantidade de check-in crescer muito no Brasil. Estima-se que no mundo todo o número já tenha passado de 380 milhões, feitos em mais de 500 mil locais.

"Nós temos visto um crescimento tremendo no número de usuários no Brasil. Estamos bastante empolgados com isso", disse recentemente o vice-presidente de mobile e parcerias do Foursquare, Holger Luedorf, em entrevista à imprensa brasileira.

Por quê?

Entre os usuários, a disputa pelos títulos parece ser um dos motivos para o sucesso. Assim como a possibilidade de usar a ferramenta como referência sobre os lugares visitados – além do check-in em si, é possível fazer comentários sobre os locais, como restaurantes, pontos turísticos e até terminais de ônibus.

"O Foursquare é uma ferramenta interessante, que incentiva uma interação off-line. Além de ler dicas e sugestões de pessoas que já frequentaram determinado local, você pode saber se seus amigos estão por perto", diz o técnico em informática Fre­­derick Freitas Monteiro, mayor do Shopping Mueller.

Fornos diz que a rede ainda está no começo, mas acredita que, quando mais gente participar, mais interessante vai ficar. "Ela foi criada para descobrir, explorar a cidade e as coisas que acontecem nela. E você cria uma rede em cima disso. O que é muito bacana." En­­tusiasta da rede, o produtor cultural diz que faz check-in em praticamente todos os lugares que visita. Tanto que já conquistou as prefeituras e o título de Superuser (super usuário, em in­­glês). Com isso, ele pode sugerir algumas mudanças aos desenvolvedores da rede, e participa de grupos de discussão sobre ela.

Monteiro e Fornos dizem que a busca pelos títulos virou uma brincadeira, uma disputa entre amigos. "Cada mayorship ganho parece um pequena conquista. Além disso, alguns lugares contam com promoções especiais ou dão algum tipo de prêmio real para o mayor", diz Monteiro.

Em casal

A pequena disputa também faz parte da rotina do casal de namorados Juliana Rezende e Bruno Molteni. "Comecei a usar o Four­­square por causa dela e acabamos criando um duelo entre os dois. A gente faz check-in onde vai e nos empenhamos em tirar a prefeitura um do outro", conta o empresário.

Além da brincadeira em si, Molteni diz que usa os postos dos amigos como referência sobre os lugares onde vai e busca dicas quando está em alguma cidade nova. "Viajo muito por causa do trabalho. Mesmo quando estou fora do Brasil, busco os lugares próximos de onde estou e os comentários das pessoas que estiveram lá", conta.

Serviço

O Foursquare pode ser usado pela maioria dos celulares disponíveis hoje. Para saber como, visite www.foursquare.com

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