• Carregando...
Facebook, Google, Apple e Amazon abusaram do poder de mercado, diz relatório
| Foto: Maicon J. Gomes/Gazeta do Povo

As maiores companhias de tecnologia dos Estados Unidos exerceram e abusaram de seu poder de mercado e isso sufoca a inovação, de acordo com o subcomitê antitruste da Câmara dos Representantes, que pediu ao Congresso que force essas empresas a separar as populares plataformas online de outras linhas de negócio.

Um relatório divulgado na terça-feira (6) pelos democratas no subcomitê é fruto de uma investigação de 16 meses sobre o poder de mercado de Amazon, Facebook, Alphabet (controladora do Google) e Apple.

Segundo o "New York Times", o relatório propõe as mudanças mais radicais nas leis antitruste em meio período século. Conforme o jornal, os legisladores concluíram que as quatro gigantes passaram de startups "fragmentadas" para "os tipos de monopólios vistos pela última vez na era dos barões do petróleo e magnatas das ferrovias".

O documento diz que Facebook e Google têm poder de monopólio, enquanto Apple e Amazon têm "significativo e duradouro poder de mercado", e critica agências antitruste por não conterem o domínio dessas empresas. O relatório de 449 páginas recomenda que o Congresso considere uma série de medidas, inclusive legislação que obrigaria a separação das plataformas online de outras linhas de negócio.

Republicanos no subcomitê não assinaram o relatório e têm dito em entrevistas nos últimos dias que compartilham preocupações sobre o setor, mas não concordam com recomendações abrangentes da oposição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]