• Carregando...

Supervalorizado?

US$ 15 bi é o valor da rede social Facebook após o acordo que permitiu à Microsoft ter exclusividade na publicidade veiculada pelo site. Analistas responsabilizam o Google pela valorização excessiva.

Um comentário irônico que circulou na internet durante as últimas duas semanas era que os executivos da rede social Facebook deveriam ao menos enviar um cartão de agradecimento ao Google. Explica-se: a Microsoft anunciou recentemente um investimento de US$ 240 milhões no portal de relacionamentos para ter nele uma plataforma exclusiva de anúncios. Com o aporte, a gigante de Seattle também se tornou acionista minoritária no Facebook.

A principal conseqüência do acordo foi a inflação no preço do site, que de uma hora para outra passou a valer incríveis US$ 15 bilhões. Só para lembrar, há exatos 14 meses, o Facebook havia rejeitado uma oferta de compra do Yahoo!, que ofereceu US$ 1 bilhão – quantia considerada altíssima no longínquo ano de 2006... Mas, perguntam-se analistas, teria o negócio atual sido tão polpudo sem a presença ameaçadora do Google entre os interessados numa fatia do Facebook? Pouquíssimo provável.

No acerto, a Microsoft deixou claro que não quer perder mais terreno para a galera de Mountain View, especialmente depois que esta levou o YouTube (por US$ 1,65 bilhão) e o DoubleClick (por US$ 3,1 bilhões).

Outro comentário sagaz dos internautas: os ciúmes que a turma de Bill Gates sentem contra o Google cresceram a tal ponto que o Internet Explorer 7 parece soltar fumaça quando a barra do concorrente é instalada nele – fazendo do Google a principal ferramenta de busca do browser. Volta e meia, quando o navegador é aberto, ele pede para o Live Search ser escolhido como busca-padrão. Os diretores do Google, por sua vez, desconversam a respeito de sua relação com o Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]