• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo
Veja também

Rio de Janeiro – O Facebook é a rede de relacionamentos que já incomoda, e muito, o Orkut e o MySpace. O sucesso, cá entre nós, é merecido: o serviço traz realmente mais praticidade, rapidez e organização. Desde já vele ressaltar, no entanto, que ele não ganha, nos quesitos citados na matéria de capa sobre o Spaces, da Microsoft. Mesmo assim, merece uma visita.

Assim que o usuário termina de se registrar, uma surpresa: ele escolhe o local de trabalho e a ferramenta oferece uma lista das pessoas que estão lá no Facebook. A mesma coisa ele é capaz de fazer quando se determina a escola ou universidade na qual se estuda. Quanto mais detalhado o perfil, mais fácil fica para o Facebook organizar a lista de amigos. É claro que a maioria acaba preferindo convidar a lista de contatos do e-mail pessoal. Para quem não deseja incomodar os amigos do Gmail (ou de qualquer outra conta de e-mail), uma saída é incluir amigos manualmente e mandar convites individuais. Fica mais educado...

Para quê?

Mas será que ainda há espaço (e paciência, claro) para mais uma rede virtual de relacionamento? Parece que sim, e os números de sucesso do Facebook indicam que o internauta ainda é um grande solitário. Segundo pesquisa da Nielsen/NetRatings, divulgada em agosto, a lista dos serviços mais populares é capitaneada pelo MySpace (61,2 milhões de usuários nos Estados Unidos), seguido por Facebook (19,5 milhões), Classmates Online (12,6 milhões) e Windows Live Spaces (8,8 milhões). O Orkut não fica entre os dez mais populares.

Ainda não há um número que indique o crescimento da adoção do Facebook por aqui, mas ele começa a aparecer. Por isso, buscar as causas para o seu sucesso e as diferenças entre a ferramenta e o Orkut é interessante. Em primeiro lugar, a própria concepção do serviço pode ser uma das causas: o Facebook foi criado, há dois anos, como uma rede restrita a universitários americanos. Acabou dando tão certo que logo foi aberto para estudantes de escolas secundárias. Foi aí que a coisa começou a "bombar": em 12 meses, o serviço cresceu 300% no número de usuários cadastrados.

Assim que se cadastra – não é necessário convite –, o usuário ganha perfil, caixa de mensagens, álbum de fotos e comunidades, lista de eventos, etc. Se no Orkut há o scrapbook, no Facebook o usuário conta com o "Wall" (parede), onde os amigos e conhecidos podem deixar recados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]