• Carregando...
 | js/pr/JUSTIN SULLIVAN
| Foto: js/pr/JUSTIN SULLIVAN

Uma falsa mensagem está enganando internautas que sonham em ganhar dinheiro fácil. O texto, no formato “copie e cole”, afirma que Mark Zuckerberg, diretor executivo do Facebook, vai distribuir 4,5 milhões de ações da companhia, o equivalente a US$ 472 milhões, sendo que 10% do total seria sorteado entre os que compartilharem a publicação.

O trote se aproveita do anúncio feito por Zuckerberg, no dia 1º de dezembro, para comemorar o nascimento de sua primeira filha, Max. Na ocasião, o executivo prometeu doar 99% das ações que possui, fortuna estimada em US$ 45 bilhões, por meio da Chan Zuckerberg Initiative. Mas o foco das doações será ações de “educação personalizada, cura de doenças, conexão de pessoas e fortalecimento de comunidades”, e isso não inclui o bolso dos internautas.

Desde então, a falsa mensagem vem se espalhando pelo mundo. Como outras fraudes do tipo, o texto usa o nome de uma fonte fidedigna, no caso o programa de televisão “Good Morning America”, da rede americana ABC, para dar veracidade à história. O criador da brincadeira encontrou até uma justificativa para ação.

“O Facebook está fazendo isso para provar que é uma poderosa ferramenta de conectividade”, diz a mensagem.

Não existem estimativas de quantas vezes a publicação foi compartilhada. De acordo o site especializado Tech Insider, o trote começou a circular no início do mês, mas retornou com força nos últimos dias. Apesar de a mensagem estar em inglês, e citar o conhecido programa de televisão americano, internautas de outros países, inclusive do Brasil, estão compartilhando o texto.

Outros casos

Não é a primeira vez que publicações desse tipo se espalham pelas redes sociais. Por aqui, circula há alguns anos um texto que supostamente protegeria os direitos autorais de todo o material que fosse compartilhado no Facebook. Para isso, bastaria copiar e colar uma mensagem padrão. Em outra brincadeira, o internauta deveria publicar um texto para não ser cobrado pelo uso da rede social.

Fraudes como essas mostram a importância da checagem de informações antes de se compartilhar qualquer conteúdo. Casos como o da distribuição da fortuna de Zuckerberg, aparentemente, não provocam danos, além da frustração de alguns que acreditaram na possibilidade de enriquecer da noite para o dia. Porém, boatos potencializados pelas redes sociais podem gerar incidentes graves.

Em maio do ano passado, a dona de casa Fabiane Maria de Jesus morreu após ter sido espancada por dezenas de pessoas em Guarujá, no litoral paulista. O linchamento aconteceu porque a foto de uma mulher parecida com Fabiane foi compartilhada nas redes sociais, com texto indicando que ela seria autora de sequestros de crianças usadas em rituais de magia negra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]