• Carregando...

O faturamento da indústria brasileira registrou em janeiro queda de 13,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) essa é a maior queda verificada em toda a série histórica iniciada em 2004 – resultado tão ruim que, somado a outros fatores, fez o departamento econômico da entidade rever para perto de zero sua previsão de crescimento do Brasil em 2009.

Na comparação com dezembro de 2008, a retração no faturamento foi de 4,3%, considerando dados com ajustes sazonal (que exclui as características específicas do período). Neste caso, é o pior resultado desde novembro de 2008, quando a queda foi de 10%.

"O mês de janeiro de 2009 foi marcado pelo pior início de ano para a indústria em toda a série histórica da pesquisa", informou a CNI. No dado sobre emprego, a pesquisa registrou recuo de 0,1% na comparação com janeiro de 2008, a primeira retração neste tipo de comparação registrada desde novembro de 2005.

Em relação a dezembro, o emprego caiu 0,7% –terceiro mês seguido de encolhimento. As horas trabalhadas na produção tiveram queda de 6,5% ante o mesmo período do ano passado, no pior resultado desde 2004. Ante dezembro, no entanto, houve crescimento de 1,3%, o que interrompeu uma sequência de três quedas consecutivas.

O índice de utilização da capacidade instalada apresentou queda em janeiro e ficou em 78,4% (dado sem efeitos sazonais). Em dezembro do ano passado, o indicador estava em 79,4% e em janeiro de 2008, em 83,3%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]