• Carregando...

O Federal Reserve indicou incerteza sobre o rumo dos juros nos Estados Unidos, segundo a ata da reunião de 10 de maio que elevou o juro básico do país pelo 16º mês seguido, para 5% ao ano.

"Dados os riscos para o crescimento e a inflação, os membros do comitê estavam incertos sobre em que tamanho a taxa terá de subir, se subir", diz o documento.

Segundo a ata, os membros do Fed consideraram, na última reunião, manter a taxa inalterada ou até mesmo elevá-la em 0,50 ponto percentual. A decisão acabou sendo uma alta de 0,25 ponto.

"Parece mais provável que, com uma política modesta no longo prazo, incluindo um aumento de 0,25 ponto percentual hoje (dia 10 de maio), o crescimento da economia poderá acontecer de forma moderada e gradual nos próximos trimestres, as pressões de consumo continuarão limitadas e o núcleo da inflação ficará perto dos níveis registrados no ano passado", disse a ata.

Na ata, o Fed aponta uma série de fatores que contribuem para maiores riscos inflacionários, como os altos preços de commodities e de energia e o dólar mais fraco. O documento, entretanto, também ressalta a possibilidade de um menor crescimento econômico, à medida que as altas de juros anteriores e um mercado imobiliário em desaceleração pesam sobre a economia.

"Tendo em vista que o risco de que as perspectivas de inflação possam piorar, o Comitê decidiu repetir a indicação, no comunicado distribuído após a reunião de março, de que mais um aperto monetário poderia ser necessário", diz o texto.

Na reunião de maio, os membros do banco central americano travaram uma discussão detalhada sobre as expectativas de inflação e disseram que teriam que observá-las de perto levando-as em consideração ao definir as taxas de juros.

Eles concluíram que a possibilidade de picos de inflação, apesar de preocupante, era pequena, e que isso os levou a classificar estas expectativas como "contidas" na ata divulgada após o encontro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]