O Federal Reserve (Fed) vê como “improvável” a possibilidade de elevar os juros nos Estados Unidos em junho, segundo a ata da reunião de abril do Comitê de Mercado Aberto da instituição, divulgada nesta quarta-feira (20).
Segundo o documento, que mostra o que foi discutido pelo comitê do banco central americano nos dias 29 e 30 de abril, “poucos” de seus membros consideraram que os dados macroeconômicos do país permitiriam a elevação nos juros básicos, que estão próximos de zero desde dezembro de 2008.
“A maioria dos membros considera que é pouco provável que os dados disponíveis em junho fornecerão informações suficientes para confirmar que há condições (para aumentar os juros)”, diz a ata.
Há alguns meses, o Fed cogitava elevar em cerca de 0,25% os juros se não houver piora da taxa de desemprego, atualmente em 5,4%, e se a inflação se mantiver em torno de 2%.
Espera
A próxima reunião do Comitê de Mercado Aberto será realizada nos dias 16 e 17 de junho, mas o mercado já dá como certo que o banco central americano não vai começar a alta progressiva dos juros nesse encontro.
Na reunião de abril, os analistas do Fed disseram que, após os frustrantes resultados de crescimento econômico no primeiro trimestre, o segundo trimestre mostraria novamente um sólido ritmo de recuperação na maior economia mundial.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast