• Carregando...

Começa na quarta-feira (23), em São Paulo, a ABF Franchising Expo, uma das maiores feiras de franquias do mundo, com a estimativa de movimentar R$ 550 milhões em negócios e receber 62 mil visitantes em quatro dias de evento. Quem visitar a 24ª edição do evento vai encontrar 480 marcas e opções de investimento que oscilam entre R$ 20 mil e R$ 2 milhões.

As projeções para este ano são maiores em relação ao ano passado, quando 60 mil pessoas estiveram no Expo Center Norte e fizeram negócios da ordem de R$ 520 milhões. Mesmo em um cenário de retração econômica, a expectativa positiva é justificada pelos números que o franchising apresentou nos primeiros meses do ano, segundo o diretor de capacitação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Juarez Leão.

O setor cresceu 9,2% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Descontada a inflação, o desempenho foi de 5,7%. De acordo com Leão, em momentos de crise, a franquia desperta maior interesse do possível empreendedor por ser um negócio já formatado. “A franquia tem uma capacidade de reação ao momento com lançamentos de promoções e novos produtos que um varejista tradicional dificilmente conseguiria fazer”, diz Leão.

O ingresso, válido para os quatro dias de feira, custa R$ 70. A recomendação para quem vai visitar o evento é fazer um planejamento prévio para saber quais marcas pretende conhecer melhor. Segundo Leão, muitos visitantes chegam na feira sem conhecer nenhuma operação e em duas horas de conversa já querem sair com o negócio fechado. “Fazemos uma analogia com o casamento. Ninguém conhece uma pessoa às 14h e às 16h quer se casar com ela”, destaca o diretor da ABF.

A recomendação é para o interessado pesquisar com antecedência sobre os segmentos que ele mais se identifica, com quais marcas tem afinidade e qual o valor do investimento que pretende desembolsar. É recomendado ainda que o interessado, após esse primeiro contato na feira, visite franqueados da marca e até busque conversar com consumidores.

Em média, os investidores visitam a feira em dois dias distintos. A recomendação é ir durante a semana, afinal, no sábado o evento registra o maior número de visitantes e uma conversa com o franqueador fica, portanto, mais disputada. A ABF também vai promover cursos com duração de duas horas durante a feira para ajudar os candidatos na escolha da franquia.

Estreia

A ABF Expo terá 78 marcas que participarão pela primeira vez do evento. Uma delas é o Suplicy Cafés. O negócio foi criado em 2003 e começou a franquear unidades há quatro anos. “Antes éramos muito pequenos. O último ano foi de reestruturação e, agora, temos toda uma equipe para dar suporte ao franqueado”, afirma Marco Suplicy, fundador da empresa. Atualmente, a rede tem 11 lojas em operação e uma em obras. A expectativa é abrir mais oito neste ano. Começar uma franquia da marca exige investimento a partir de R$ 280 mil. “Não temos restrições (quanto ao perfil do investidor)”, afirma o gerente de expansão da rede, Marco Alves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]