Curitiba – Empreendedores interessados em abrir uma franquia poderão conhecer melhor, a partir de amanhã, 150 marcas franqueadoras dos mais diversos produtos e serviços, de alimentação a ensino de idiomas. Cerca de 10 mil visitantes são esperados na quarta edição da Franchising Fair-Feira Nacional de Franquias, que vai até sábado e deve gerar negócios de R$ 10 milhões.

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Para futuros franqueados, a feira pode representar a chance entrar em um mercado que movimentou R$ 31,6 bilhões no ano passado, com crescimento de 9% em relação a 2003. "Quem abre uma franquia pode contar, desde o início, com uma marca conhecida e ter à disposição todo o seu know-how, reduzindo os riscos a um nível mínimo", explica o consultor Mauro Trivelato. Segundo ele, esse é um diferencial bastante significativo em um país onde 97% das empresas quebram antes de completar cinco anos.

Do lado das franqueadoras que vão ocupar os 40 estandes da Franchising Fair, pode-se encontrar os mais diversos perfis e intenções. A Babbo Giovanni, pizzaria de 88 anos de existência que há três meses contava com quatro unidades próprias na cidade de São Paulo, ainda engatinha no negócio das franquias, mas pensa grande. Abriu o apetite em junho, quando participou da Expo Franchising 2005, maior evento do gênero na América Latina – de lá para cá, foram instaladas quatro franquias na capital paulista, e outras três estão a caminho.

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O diretor de expansão Pedro Paulo Couto conta que o objetivo para o evento de Curitiba é de fechar 15 novos contratos, na capital e em cidades com mais de 250 mil habitantes, como Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. Como a Babbo é voltada às classes A e B – cada pizza custa de R$ 30 a R$ 35 –, o investimento por parte do franqueado não é dos mais modestos: R$ 300 mil, com expectativa de retorno entre 24 e 36 meses.

Mas haverá opções bem mais em conta. Um exemplo é a catarinense Flavored Popcorn, que tem 12 unidades nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo e que pretende "estabelecer contatos" em Curitiba. "É uma cidade de alto poder aquisitivo, com vários shoppings e um clima favorável ao nosso negócio", conta o gerente de franquias Jones Yuri Amaral. O custo médio de instalação de um quiosque da marca, que lidera o segmento de pipocas feitas na hora, é de R$ 27 mil, com retorno do investimento previsto entre 12 e 18 meses.

O Paraná também terá seus representantes. Um deles é a 10 Pastéis, que surgiu em Maringá há 43 anos como Pastelaria Tóquio e virou franquia em 1995. "Nossa idéia foi criar um ambiente agradável e atraente para as famílias", explica o diretor da rede, Marcos Satoshi. A franquia da 10 Pastéis no Shopping Estação foi a primeira experiência profissional de Charles Bittencourt Ribeiro, hoje com 29 anos. Há seis, após uma longa pesquisa, ele decidiu investir no negócio e não se arrependeu: obteve retorno 24 meses depois, e em 2004 contabilizou um crescimento de 12%. Atualmente, os interessados precisam de R$ 100 mil para abrir uma franquia da 10 Pastéis, com retorno previsto entre 24 e 36 meses. O faturamento da rede deve crescer 10% em 2005, e algo entre 15% e 20% em 2006.

Serviço: A Franchising Fair será realizada de 22 a 24 de setembro, das 14 às 21 horas, no Centro de Exposições da Fiep (Av. Comendador Franco, 1341), em Curitiba. Os ingressos custam R$ 10.