• Carregando...

Quem estiver à procura de um emprego tem até as 17h deste sábado (28) para tentar uma oportunidade. O Feirão de Empregos, promovido pelo sistema Fecomércio e pela prefeitura de Curitiba, na Escola Municipal Durival Britto e Silva, no Cajuru, oferece 3,1 mil vagas reunidas por mais de 24 empresas de Recursos Humanos. Também são oferecidos cursos de capacitação pelas empresas e pela Fecomércio, além de vagas e orientações sobre o primeiro emprego e oportunidades de estágio pelo Centro de Integração Empresa/Escola do Paraná (CIEE-PR).

Até as 12h deste sábado, a estimativa da diretora da escola, Anahí Rodrigues, era de que 2 mil pessoas já tinham passado pelo local à procura de trabalho, e a expectativa é encerrar o evento com até 5 mil visitantes. É a primeira feira realizada na escola. "Durante os eventos do Comunidade Escola, muitos alunos e pais falavam que gostariam de ter mais informação sobre emprego, especialmente o primeiro emprego para os jovens, e então decidimos organizar a feira", diz a diretora. O evento foi divulgado em outras oito escolas do bairro.

Entre as vagas mais procuradas estão aquelas no setor da saúde, beleza e informática. "É um setor que está crescendo e absorvendo muitas pessoas", diz a diretora de ensino de uma das empresas participantes, Vânia Auer. Cursos na área industrial também têm grande procura, como mecânica e elétrica, além da administrativa.

O grande foco da feira ainda são os jovens, como afirma a diretora. Uma das participantes era a estudante Alane Fernanda Lopes, 17 anos, que foi com a mãe e ex-professora da escola, Noemi Chromice Lopes, em busca da chance do primeiro emprego. "Ela já tentou cadastro na internet, mas nunca recebeu resposta. Acho que aqui é uma riqueza de oportunidades que não pode ser desperdiçada. E, para começar, qualquer vaga nos interessa", diz Noemi.

Os primos Carlos Henrique Schwening e Mateus Ballão Rodrigues, de 16, foram até o estande do CIEE em busca do primeiro emprego acompanhados da mãe de Carlos, Tania Pereira, professora de uma escola do bairro. Mateus, que faz um curso técnico de mecânica, quer vaga na área, e Carlos, que está no ensino médio, diz que "qualquer oportunidade está bom".

De acordo com a coordenadora de postos em instituições de ensino do CIEE-PR, Sirley Horácio de Gois, também há cursos de capacitação disponíveis. Há mais de 25 cursos gratuitos com previsão de início em agosto à disposição do público, com uma média de 80 vagas em cada um. Os mais procurados são o de auxiliar administrativo, marketing digital e Internet, raciocínio lógico e oratória.

Para quem quer vagas na área técnica, há um estande do sistema Fecomércio que oferece informações a respeito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), direcionado aos jovens. De acordo com a técnica do Senac, Liliane Alviz, o foco deste ano será no programa do governo federal que pretende oferecer 4 milhões de vagas na área nos próximo quatros anos.

No estande também é possível obter informações sobre outros cursos, além de orientações sobre como montar um currículo.

Para se inscrever para as vagas de estágio, primeiro emprego, cursos de capacitação e postos de trabalho em geral é preciso preencher um cadastro com informações pessoais, como RG, CPF, endereço, telefone, entre outras informações específicas solicitadas por cada empresa.

Feirão do Emprego

Endereço: Escola Municipal Durival Britto e Silva - Rua Emílio Bertolini, 44, Cajuru

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]