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O sábado não foi só de atrações culturais em Curitiba. Pela manhã, membros do Conselho de Jovens Empresários (CJE) da Associação Comercial do Paraná (ACP) realizaram a 11ª edição do Feirão do Imposto, evento que tem como objetivo levar informações à comunidade sobre a incidência de impostos nos produtos.

A mobilização ocorreu das 10 horas ao meio-dia, com pontos de atendimento em frente à ACP, na Rua XV de Novembro, no Paço da Liberdade e no Soho Batel, que fica na Praça Espanha. Também havia equipes espalhadas por vários bairros da capital.

Em todos os pontos, os participantes mostravam à população objetos de consumo que variavam desde produtos da cesta básica até automóveis e comparavam o preço dos bens com e sem os tributos acrescidos ao valor.

No Brasil, o Feirão estava previsto para ocorrer em 200 municípios, sendo que em alguns deles os produtos seriam comercializados sem o acréscimo de cargas tributárias.

Segundo um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) no último mês de abril, o Brasil está entre as 30 nações com as maiores cargas tributárias do mundo, além de se posicionar no último lugar como provedor de serviços públicos de qualidade à população, como saúde, educação, segurança, transporte e outros. Por isso, a outra proposta do evento promovido pela ACP em Curitiba era levantar a bandeira da simplificação do sistema tributário brasileiro.

"A gente não pode querer mudar isso [questão dos impostos] de um dia para o outro, mas é um processo que vem passo a passo e a gente trabalha para consolidar. Por isso precisamos nos mobilizar", declarou o vice-presidente da ACP e coordenador do CJE Henrique Domakoski, que definiu como positiva a ação na capital. "Tivemos um resultado extremamente positivo. As pessoas paravam para saber, questionavam por que o valor fica tão baixo sem os impostos e para onde vai essa carga tributária toda", disse.

Além de uma caminhada entre a ACP e o Paço Municipal, a equipe também realizou trabalhos de conscientização dentro de um supermercado da capital. O evento foi realizado em parceria com a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e apoiado pela Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR).

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