• Carregando...
 |
| Foto:

Nada de balanços longos e chatos. Analisar a saúde financeira de uma companhia fica mais fácil observando um outro indicador: a confraternização anual. Cada um paga pelos drinques que consome? Então 2010 não foi um ano dos melhores. Bebida fina e filé mignon de graça? Os cofres da empresa devem estar cheios. Algumas companhias esperam para fazer sua "festa de fim de ano" em janeiro para ter o balanço de 2010 em mãos antes de decidir o tamanho da farra. Outras marcam o evento para o início do ano apenas para evitar o caos típico de dezembro. Seja qual for o motivo, cada vez mais as empresas têm optado por janeiro para reunir seus funcionários e celebrar o ano que passou.

Bill Billings, do restaurante Maggiano, conta que algumas firmas reservam com bastante antecedência o espaço para eventos em janeiro, mas só decidem o cardápio e as bebidas quando conseguem olhar os números financeiros de dezembro. "Se o ano foi mais ou menos, a festa não terá aquele glamour todo", afirma Billings, que é diretor regional da Brinker International, proprietária do Maggiano. "Mas, se a empresa arrebentou a boca do balão, vai comemorar muito. É champanhe, carne e vinho da melhor qualidade", descreve.

Poucas empresas ou corporações vão admitir que cortam o orçamento das festas por causa de um desempenho financeiro fraco. Para algumas delas, reservar dinheiro suficiente para uma boa festa é considerado uma boa forma de investir nos empregados. "Como administradora, eu acredito que é importante se dar conta disso", afirma Jennifer Riley, do Memorial Hospital, na cidade de Craig (Colorado). "Para um orçamento de US$ 30 milhões, gastar US$ 15 mil em nossa festa anual parece razoável", argumenta. O hospital fez uma comemoração para 231 empregados e convidados no Holiday Inn, em Craig.

Assim como muitas organizações, o hospital escolheu a data apenas para evitar sobrecarregar os convidados. "No fim de novembro e em dezembro todo mundo já tem várias festas para organizar e ir. Acho que nosso pessoal gostou de termos feito a confraternização depois do fim do ano", afirma Jennifer. "Um mimo adicional é que o hotel nos deu muita atenção, já que não estavam realizando festa após festa", acrescenta.

O comediante de stand-up Sam Adams disse que sua agenda para este mês tem estado cheia, com uma série de eventos corporativos. "Parece estranho fazer uma festa de fim de ano algumas semanas depois do fim de ano. Mas eu não me importo. Se quiserem fazer no dia de São Patrício [em 17 de março], não tem problema, desde que me contratem", brinca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]