• Carregando...

O novo Índice de Confiança de Serviços (ICS) ficou em 133,4 pontos em maio, segundo dados divulgados hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O comportamento mostra retração da confiança dos empresários do setor em relação a abril, quando o índice estava em 134 pontos. Essa é a segunda queda seguida do indicador que, segundo a FGV, continua "em patamar elevado". O desempenho de maio de 2010 é o quarto maior dos 24 meses em que houve coleta dos dados. O ICS oscila de zero a 200 pontos, sendo que números acima de 100 indicam otimismo do setor e números inferiores a este patamar sinalizam pessimismo.

Segundo a FGV, a pesquisa divulgada hoje foi realizada entre os dias 3 e 31 de maio, com 2.084 empresas do segmento de serviços de todo o Brasil. O levantamento tem como objetivo avaliar a percepção do setor quanto à evolução dos negócios no presente e as perspectivas para o futuro em itens como demanda, vendas e preço, entre outros.

O dado de maio é o primeiro a ser divulgado pela FGV, mas a pesquisa começou em junho de 2008, para acúmulo de dados. Neste período, a média do ICS ficou em 120,6 pontos. A partir de agora o indicador passa a ser divulgado mensalmente pela instituição. O estudo é uma iniciativa da FGV com o Banco Central (BC) e, por isso, a primeira divulgação ocorreu em Brasília.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]