• Carregando...

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lançou nesta quarta-feira (27), em Curitiba, um movimento pela reforma tributária. Na primeira ação da campanha serão distribuídas cartilhas que explicam de que forma são cobrados os impostos no Brasil e realizada a gestão dos recursos públicos.

De acordo com o vice-presidente da Fiep e coordenador do projeto, Edson Campagnolo, o objetivo da campanha é mobilizar a sociedade e movimentar a população para que seja realizada uma reforma tributária. Para atingir o público, a cartilha é ilustrada destacando a figura da "Sombra do Imposto" – personagem criado para ressaltar a presença dos tributos na vida dos brasileiros.

O objetivo é distribuir 1,2 milhão de cartilhas no Paraná. Neste ano, os brasileiros devem pagar cerca de R$ 1,3 trilhão em impostos. A conta aponta que cada brasileiro trabalha, em média, cinco meses do ano só para pagar os tributos. Ou seja, 40% do valor do salário de cada trabalhador do país é gasto com impostos.

A cartilha mostra quanto de cada produto ou serviço é imposto. Os destaques são para as contas de celular (46% de imposto), luz (48%) e água (38%). Ainda de acordo com a cartilha da Fiep, o Brasil conta com 85 diferente tipos de impostos, contribuições e taxas. As empresas nacionais gastam, todos os anos, 2,6 mil horas para lidar com impostos – que garante ao país a liderança neste ranking.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]