• Carregando...
NOVIDADE | Mauro Campos
NOVIDADE| Foto: Mauro Campos

Rio de Janeiro – A Wikipedia (www.wikipedia.org) virou lugar comum da internet, literalmente. A maior enciclopédia virtual da internet – que alcançou a marca de dois milhões de artigos publicados em inglês (ou 25% do total de verbetes) – revolucionou a forma como se edita e consulta informação. Agora, a Wikipedia abriu as porteiras para a criação de comunidades de pessoas que se reúnem para criar juntas – textos, softwares ou qualquer outro produto – e compartilhar. A onda é viver no conceito wiki.

O termo deriva da expressão havaiana wiki-wiki, que significa "rápido", e na informática designa uma coleção de documentos em hipertexto que podem ser editados, complementados ou alterados por uma rede de colaboradores.

Agora, começam a aparecer movimentos blogueiros de formação de comunidades colaborativas. Um exemplo é a Blogosfera Wiki (blogosferawiki.com), rede que já une blogueiros brasileiros desenvolvendo juntos uma página wiki com tutoriais de... como fazer wiki. "É um projeto que pretende incentivar a colaboração entre os blogueiros. Por exemplo, aquele blogueiro que sabe mais sobre técnicas de redação pode ajudar a melhorar um artigo sobre isso na wiki, ajudando assim a todos os outros blogueiros. Outro que sabe mais sobre ferramentas de gerenciamento de conteúdo pode escrever sobre isso. Assim, todos ajudam e são ajudados pela comunidade", explica o designer de interfaces e fundador da agência Desta.ca, Gilberto Júnior, dono do blog Pratica (desta.ca/pratica) e um dos idealizadores da Blogosfera Wiki.

Segundo Júnior, a blogosfera tem uma natureza anárquica que funciona muito bem com a colaboração wiki, que foi criada e consolidada pela Wikipedia. "A Wikipedia não criou a colaboração on-line, mas consolidou o conceito wiki. A Wikipedia foi criada como um complemento para a Nupedia, que era um projeto colaborativo onde somente especialistas escreviam", conta.

Na Blogosfera Wiki, há textos e tutoriais sobre o assunto blog. Artigos descrevem, por exemplo, como ganhar dinheiro com os diários virtuais, ou como criar um blog móvel (moblog). Tudo dentro do espírito "um-escreve-todos-editam-e-colaboram". O tema blog não é o único e, segundo Júnior, qualquer pessoa pode colaborar com o assunto que domina. Assim como na Wikipedia, a Blogosfera Wiki tem administradores e moderadores.

É claro que, como acontece na enciclopédia virtual, o papel dos editores e a possibilidade de edições múltiplas é fundamental nos pequenos universos wiki (qualquer um pode editar qualquer artigo presente na Wikipedia, por exemplo, tendo como ponto de partida o próprio navegador, uma vez que o espaço de edição fica disponível juntamente com os textos).

"Na Wikipedia vale a Lei de Linus: ‘Dados olhos suficientes, todos os erros são triviais’. Ou seja, o fato de haver milhares de editores coopera para que os erros – que acontecem em qualquer tipo de mídia – sejam corrigidos. Há também o papel dos administradores, que não são autoridades hierárquicas, mas usuários mais comprometidos com a Wikipedia e que observam todos os artigos para evitar problemas. Por isso, creio que a estrutura descentralizada e aberta da Wikipedia seja capaz sim de gerar conteúdo de confiança."

Filosofia

A colaboração, que é a tônica do universo wiki, não se dá apenas na hora do compartilhamento de informações, mas também no início do processo – a criação de mundos wiki particulares. Isso quer dizer que, hoje, qualquer internauta pode ter sua mini-enciclopédia e, assim, construir com amigos e conhecidos comunidades de interesse e conhecimento.

A ferramenta mais usada para a criação de wikis é, segundo Gilberto Jr., a MediaWiki (www.mediawiki.org/wiki/mediawiki). "O MediaWiki é um software livre, o que significa que é distribuído gratuitamente e seu código pode ser modificado e melhorado por qualquer programador", diz.

Para se ter uma idéia de como funciona o processo de criação e manutenção de um wiki, vale uma visita ao tutorial oferecido pela Wikipedia. A partir daí, o interessado deve aprender a editar e publicar artigos. A idéia é que todo wiki traga, assim como na Wikipedia, a opção "Editar" acompanhando os textos. Esta, por sua vez, estará aberta à colaboração de qualquer internauta que quiser colaborar com o assunto. Se isso pode gerar distorções ou abusos? Segundo o criador da Blogosfera Wiki, liberdade de expressão não é característica exclusiva do wiki. "Liberdade de expressão é um aspecto complicado. Embora seja colaborativa, a Wikipedia é uma enciclopédia, por isso não há espaço para opiniões pessoais ou conteúdos que não sejam enciclopédicos. O conteúdo é de autoria e pertence ao coletivo, à Wikipedia, não há autores individuais."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]