FGTS inativo: Cuidado para não ser alvo de ladrões. Calendário de saques vai até 31 de julho. Saiba mais| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

É nesta sexta-feira (10) que começa a liberação do saque do FGTS inativo. Apesar de o dinheiro trazer alívio aos trabalhadores, é preciso tomar muito cuidado. Isso porque agências lotadas são um atrativo para ladrões, que podem enxergar na ocasião uma boa oportunidade para praticar as famosas “saidinhas de banco”.

CARREGANDO :)

LEIA MAIS sobre FGTS e Finanças Pessoais

Contas inativas do FGTS aparecem zeradas para quem vai sacar no dia 10

Publicidade

Vídeo: Como vai funcionar o saque do FGTS, segundo a Caixa

Não quer correr riscos? Confira as dicas de segurança selecionadas pela Gazeta do Povo:

Dinheiro vivo

O especialista em segurança do Grupo GR, Marcos Roberto Araújo, aconselha que o trabalhador não realize um único saque, parcelando o valor em dias e horários diferentes, mudando seu trajeto. Outra opção são transações eletrônicas, como DOC e TED.

Caso a alternativa não seja possível, deve-se evitar contar o dinheiro em locais públicos ou que atraiam muita visibilidade. Também é recomendável não deixar todo o dinheiro em um único bolso, pois faz volume e chama atenção, ou utilizar um envelope. Seja discreto ao deixar a agência.

1,8 mil agências abrirão no sábado (11);23 em Curitiba. Vejam quais são elas.

Publicidade

Vou de táxi

Após sacar o dinheiro, não vá embora a pé ou de ônibus, pois a situação lhe deixa mais vulnerável à ação dos bandidos. O recomendado é usar o carro ou tomar um táxi. E se puder ir ao banco acompanhado, melhor, uma vez que a outra pessoa pode perceber algo que a você poderia não parecer estranho.

Desconfie

Araújo afirma que é preciso desconfiar de pessoas que passam muito tempo no banco sem buscar atendimento ou realizar alguma operação. Aproveite o tempo da fila para reparar se alguém parece “interessado” em você. Caso perceba que está sendo observado, dirija-se a um funcionário ou segurança do banco.

Caixa eletrônico

Se optar por sacar o dinheiro num caixa eletrônico, e não na “boca do caixa”, escolha um localizado nas próprias agências bancárias, em grandes estabelecimentos – como shoppings centers e supermercados – ou em ruas e locais bem iluminados.

Caso precise de ajuda, recorra somente ao funcionário do banco. Pessoas desconhecidas que lhe ofereçam vantagens, como isenção de tarifas, devem ser ignoradas.

Ainda, o especialista em segurança recomenda que saques à noite sejam evitados e que o trabalhador verifique se o equipamento está funcionando antes de inserir o cartão na máquina.

Publicidade

Xô, espião

Caso o saque seja realizado em caixa eletrônico, mantenha sempre o corpo próximo à máquina e cubra o teclado com as mãos. Assim, outras pessoas não veem as informações na tela, como o valor retirado.

190

Após sair do banco, caso perceba que está sendo seguido por alguém, entre em algum estabelecimento movimento e ligue para a polícia, no número 190.

Confira as agências da CEF que abrem no sábado (11):