• Carregando...

O professor do departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dante Homero Mosca, trabalhou no desenvolvimento da pesquisa dos cientistas Albert Fert e Peter Grünberg. Durante seu doutorado no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mosca fez um estágio com Fert logo após a descoberta da magnetorresistência gigante, que rendeu o Nobel de Física 2007. De Paris, onde faz pós-doutorado, o professor conversou com a Gazeta do Povo:

Como foi seu trabalho com os cientistas?

Minha atuação foi estudar outros sistemas em que ocorreria a magnetorresistência gigante. Tive sucesso estudando camadas ultra-finas de cobalto e cobre. Os resultados foram publicados em um artigo científico bastante citado.

Qual o maior avanço da pesquisa desenvolvida por Fert e Grünberg?

Eles descobriram um fenômeno físico novo: uma forte mudança na resistência elétrica de um material sob a ação de um campo magnético. O avanço foi o desenvolvimento de cabeçotes de leitura magnética e memórias não-voláteis de alta performance em rapidez e densidade de informação (número de bits por centímetro quadrado). Atualmente, a tecnologia evoluiu para a magnetorresistência túnel, ainda mais eficaz, que permite falarmos em uma nanoeletrônica, baseada em dispositivos com dimensão quase atômica.

Quais são as tendências para o armazenamento de dados?

A indústria de armazenamento de dados possui diversas tecnologias, voláteis e não-voláteis. Por exemplo, as memórias magnetorresistivas (MRAM), as memórias magnetoópticas (Floptical drives) e as memórias baseadas em silício (DRAM, SRAM, flash), cada uma com sua especificidade. Há uma competição entre a tecnologia não-volátil flash (baixo custo, rápida para leitura, mas lenta para gravação e pouco robusta a efeitos de radiação) e MRAM (mais cara, rápida para leitura e gravação e alta robustez à radiação), mas elas coexistem no mercado, pois dependem da aplicação – militar, industrial, uso doméstico...

Que pesquisas o senhor desenvolve no momento?

Atualmente coordeno o Laboratório de Nanoestruturas para Sensores (Lansen) na UFPR, onde sou professor desde 1992. Fabrico e estudo materiais magnéticos nanoestruturados para aplicações tecnológicas.

Dante Homero Mosca, Professor da UFPR e ex-estagiário de Albert Fert

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]