A América Latina precisa adotar mais medidas para lidar com o aumento dos ingressos em dólar que aumentam as preocupações de superaquecimento e perda de competividade externa, avaliou o Fundo Monetário Internacional (FMI), que elevou a estimativa de crescimento do Brasil neste ano a 7,5%.

CARREGANDO :)

Recentes controles de capital adotados em muitos países da região podem ter ajudado a mudar a composição mas não o volume dos dólares ingressando na economia, segundo o relatório Perspectiva Econômica Mundial, divulgado nesta quarta-feira (6).

"O possível uso de controles de capital deve ser suportado por outras medidas, como, por exemplo, a continuidade da flexibilidade cambial para desencorajar fluxos especulativos, consolidação fiscal e monitoração do setor financeiro."

Publicidade

O aperto fiscal ajudaria o Brasil não apenas a conter a valorização do real, ao permitir que o Banco Central seja menos agressivo nos juros, mas também reduziria os riscos inflacionários no Peru e no Uruguai, segundo o FMI.

"Dados os desafios derivados de forte e persistente fluxo de capital para alguns países, as ferramentas fiscais devem ser opções melhores para lidar com as pressões de superaquecimento do que os instrumentos monetários."

O Fundo prevê que a região cresça 5,7% neste ano e 4% no próximo.

Entre os destaques, o Brasil e a Argentina devem ter expansão de 7,5% cada. Em julho, o FMI previa para o Brasil crescimento de 7,1% neste ano.

Superaquecimento

Publicidade

Os riscos para a região vêm principalmente do setor externo. Uma recuperação mais lenta que o esperado nas economias avançadas poderia afetar os preços de commodities, enquanto países com forte presença de bancos estrangeiros poderiam ficar expostos a um canal adicional de contágio, acrescentou o Fundo.

Superaquecimento econômico também é um risco para a América Latina, de acordo com o FMI, "particularmente se a retirada de estímulos demorar mais que o previsto atualmente".

Outros países

Ainda dentro dos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), a Rússia deve crescer 4% em 2010 e 4,3% nos 12 meses seguintes. Para a Índia, o FMI prevê expansão de 9,7% no PIB deste ano, ou 0,3 ponto a mais do que a estimativa passada, e de 8,4% em 2011, sem mudança. Quanto à China, as estimativas ficaram inalteradas, em ampliação de 10,5% agora e 9,6% em 2011.

No caso dos Estados Unidos, a expectativa é de que a economia avance 2,6% em 2010 e 2,3% em 2011. Ambos prognósticos foram diminuídos, em 0,7 ponto e 0,6 ponto, nesta ordem. Na região do euro, a perspectiva é de crescimento acima de 1% tanto neste exercício como no seguinte - mais precisamente, de 1,7% e 1,5%. A economia da Alemanha deve avançar 3,3% em 2010, ante projeção de ampliação de 1,9% apresentada em julho.

Publicidade

"A recuperação econômica mundial prossegue, mas é desequilibrada, sendo lenta nos países avançados e muito mais forte nos países emergentes e em desenvolvimento', observou o FMI. 'O desemprego segue como o principal desafio econômico e social. Mais de 210 milhões de pessoas no globo podem estar desempregadas, um aumento de mais de 30 milhões desde 2007. Três quartos desse avanço ocorreu nas economias avançadas", acrescentou.

Veja também
  • Tesouro ganha permissão para comprar mais dólares no mercado
  • Esperança de estímulos leva Wall Street à máxima em 5 meses
  • Bovespa sobe à máxima desde abril com otimismo global
  • Dólar fecha em queda, apesar de aumento do IOF