• Carregando...

O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai reduzir sua previsão de crescimento global para 2009 novamente, desta vez para entre 1 e 1,5%, à medida que as condições econômicas de deterioram ainda mais, disse uma autoridade do FMI neste domingo.

A última estimativa do organismo, feita em novembro, previa um crescimento de 2,2%. "Ela será revisada para 1 ou 1,5 por cento em 2009", disse à Reuters Axel Bertuch-Samuels, vice-diretor do departamento monetário e de mercados de capital do FMI, nos bastidores de uma conferência nos Emirados Árabes Unidos.

"As perspectivas da economia global se deterioraram nos últimos meses, a confiança do consumidor e das empresas caiu a níveis que não víamos há décadas e a atividade produtiva também despencou", disse ele.

O ano de 2009 será imensamente desafiador para a economia global, acrescentou.

Em novembro, o FMI reduziu suas projeções para o crescimento mundial em 2009 para 2,2%, 0,8 ponto percentual a menos do que a estimativa de outubro, observando que as economias industrializadas caminham para a primeira retração com duração de um ano inteiro desde a Segunda Guerra Mundial.

Um relatório atualizado de previsões do FMI deve sair na quarta-feira, disse ele, e mesmo estimativas para mercados emergentes como China e Índia devem ser revisados para baixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]