• Carregando...

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, pediu às maiores economias do mundo que cooperem para evitar uma guerra no câmbio, luta que poderia prejudicar a recuperação econômica mundial.

"Nós tivemos sucesso em evitar uma crise maior graças à coordenação econômica, especialmente em termos de política monetária e de estímulo fiscal", afirmou Strauss-Kahn a jornalistas durante uma conferência. "Hoje, porém, temos mais uma ameaça, que é a de que o consenso e a cooperação tenham diminuído. Vemos no mundo a possibilidade do início de uma guerra cambial."

Alguns países, em particular a China, vêm sendo criticados por manterem suas moedas desvalorizadas com o objetivo de promover as exportações. Strauss-Kahn disse que as autoridades precisam voltar a falar sobre cooperação, "discutindo o valor das moedas, tentando ajustar o que precisa ser ajustado e combatendo os desequilíbrios mundiais."

Sem esse tipo de cooperação, haverá uma nova crise de "países tentando encontrar soluções domésticas para um problema global", disse o diretor-gerente do FMI.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]