A distribuidora francesa de produtos eletrônicos, culturais e eletrodomésticos Fnac Darty anunciou nesta terça-feira (28) que irá se retirar do Brasil, ao mesmo tempo em que indicou que a companhia havia registrado um resultado líquido em equilíbrio (zero) em 2016. Apesar deste resultado, o grupo afirmou que suas vendas e sua rentabilidade a nível mundial têm aumentado.
A Fnac Darty declarou a intenção de vender a filial brasileira. O grupo “começou um processo ativo para buscar um sócio que dê lugar à retirada do país”, segundo um comunicado.
Presente no Brasil desde o fim da década de 1990, já faz alguns anos que a Fnac aponta que enfrenta dificuldades por aqui. O país representa menos de 2% do volume total de vendas da empresa, que possui cerca de uma dezena de lojas em solo brasileiro.
Apesar do mau resultado brasileiro, o lucro líquido ajustado do grupo no último ano foi de 54 milhões de euros, um aumento de 37% em relação ao ano anterior, segundo o comunicado. Já o volume de negócios aumenta tanto em dados publicados (+43,6%) quanto em dados pró-forma (+1,9%), a 7,4 bilhões de euros. As vendas do grupo subiram 79,6% no quarto trimestre, segundo dados publicados.
No conjunto de 2016, “o grupo está em crescimento tanto na França (+2,1%) quanto em nível internacional (+1,3%)”, indica o texto. “Os resultados de 2016 da Fnac Darty são muito sólidos e de forte crescimento. Todos os índices são positivos”, afirmou o presidente de Fnac Darty, Alexandre Bompard, citado no comunicado.