• Carregando...

Pela primeira vez, economistas do setor privado acreditam que a inflação deste ano ficará acima de 8%. Com esse cenário mais negativo, começam a surgir dúvidas sobre o tamanho da alta da taxa básica de juros, a Selic, em abril. Até a semana passada, o consenso era de que o Banco Central iria reduzir o ritmo de 0,50 ponto porcentual mantido desde dezembro do ano passado pela metade. Agora, há uma divisão entre as duas hipóteses entre os participantes do Relatório de Mercado Focus.

O documento divulgado nesta segunda-feira (23) pelo BC mostra que o ponto central da pesquisa para o IPCA de 2015 passou de 7,93% para 8,12% em apenas uma semana. A maior taxa entre os participantes, no entanto, está em 9,38%. Para 2016, houve um leve ajuste das estimativas no período, passando de 5,60% para 5,61%.

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, saiu em defesa do governo e minimizou a previsão da Focus. Segundo ele, essa é uma expectativa “de mercado” que pode ser revista. “A expectativa de mercado é volátil, não significa que será nesse patamar.” Ele afirmou ainda que o aumento é temporário e deve cair rapidamente, uma vez que o próprio mercado já vê uma pequena redução para 2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]