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Fogão é o item mais conectado da Whirlpool | Divulgação
Fogão é o item mais conectado da Whirlpool| Foto: Divulgação

Custo é principal obstáculo à popularização dos aparelhos

A coreana LG oferece produtos "superinteligentes" no exterior, como lavadora e aspirador de pó que podem ser controlados à distância. No Brasil, até chegou a apresentar alguns em eventos especiais, como o aspirador que trabalha sozinho.

A empresa, no entanto, entende que a demanda por esse produto ainda é restrita no Brasil. O problema é que a tecnologia vem com preços salgados. "O brasileiro com condições de pagar por uma lavadora que pode ser controlada à distância, por exemplo, já tem um empregado doméstico em casa que faça esse serviço por ele. Então, ainda não sentimos o interesse por esse tipo de funcionalidade", disse Marcelo Perin, diretor de vendas de linha branca da LG Electronics do Brasil.

Em um cenário de custos mais caros para empregados domésticos, a perspectiva das fabricantes é de que mais consumidores limpem a própria casa e precisem de tecnologia para facilitar a tarefa. Outra tendência é de uma explosão de aparelhos conectados no mundo. A estimativa da Ericsson é que até 2020 existirão 50 bilhões de dispositivos conectando pessoas com outras pessoas ou com objetos, como carros e geladeiras.

  • Micro-ondas i-kitchen, da Electrolux
  • Geladeira compartilha listas de compras

A cozinha do brasileiro ficará cada vez mais high-tech. Os fabricantes de eletrodomésticos promovem uma verdadeira corrida para adaptar tecnologias da indústria de tablets e smartphones nos lançamentos de geladeiras, fogões e lavadoras. A Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, começou a vender na terça-feira, 14, seu "smart fogão", um produto desenvolvido no Brasil e considerado pela empresa o item mais "conectado" do seu portfólio global.

O fogão permite ao consumidor baixar receitas em um aplicativo no smartphone e programar o forno para prepará-las automaticamente. É possível, por exemplo, assar um bolo apertando apenas um botão – o forno será pré-aquecido automaticamente e a temperatura será elevada ou reduzida conforme as indicações da receita e o forno desligará sozinho quando o prato estiver pronto. O fogão chega ao varejo com preço sugerido de R$ 4.599.

Esse é o segundo eletrodoméstico conectado à internet lançado pela Whirlpool no Brasil. O primeiro foi uma geladeira que permite compartilhar listas de compras com toda a família.

"Estamos entrando na era da conectividade. O consumidor quer se comunicar com o produto", disse o diretor de Design e Inovação da Whirlpool na América Latina, Mario Fioretti. Para se adaptar a essa tendência, a Whirlpool trouxe profissionais da indústria de tecnologia para trabalhar nos seus quatro centros de inovação no Brasil. "Antes nossos designers planejavam todo o layout do produto. Desde 2010 esse trabalho envolve também uma equipe que estuda a experiência do usuário para interagir com o produto", explica Fioretti.

Tecnologia exportada

A aposta em eletrodomésticos tecnológicos é uma tendência também na Electrolux. Desde dezembro de 2010, a empresa oferece produtos da linha "i-kitchen", que vêm equipados com tecnologia de smartphone, como telas touchscreen, memórias carregadas de receitas e entrada USB. Os produtos ainda são offlines, mas capazes de interagir com o consumidor, segundo a gerente de produto da Electrolux, Luana Inocentes.

Criada no centro de desenvolvimento de produtos da Electrolux em Curitiba, a tecnologia será "exportada" para unidades da empresa dos Estados Unidos e na Austrália. "O Brasil é referência em inovação na Electrolux", disse Luana.

A inclusão de novas tecnologias nos eletrodomésticos só faz sentido se trouxer benefício real ao consumidor, afirmam as fabricantes. "Estamos avaliando produtos com conectividade, mas o benefício precisa ser relevante para o consumidor. Ele não vê utilidade em entrar no Twitter pela geladeira", disse Luana. A Whirlpool concorda. "O consumidor não quer firula. Ele quer uma funcionalidade que torne sua vida mais fácil", disse Fioretti.

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