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A rede paranaense de hotéis Slaviero comemora o crescimento de 13% na taxa de ocupação e de 10% no valor da diária média, resultados obtidos em 2008. Quatro novas unidades passaram a operar: o Slaviero Executive Arapongas e três Fast Sleep, modelo exclusivo no Brasil, localizados no aeroporto Afonso Pena e no de Guarulhos.

Em entrevista ao repórter Alexandre Costa Nascimento, o diretor da rede, Eduardo Campos, conta que com crise ou sem crise a meta neste ano é inaugurar mais quatro unidades, incluindo o Slaviero Executive Florianópolis, em abril. "Nosso grande desafio é o crescimento. Há negociações em andamento e o é praticamente dobrar de tamanho, com mais 13 operações até 2011." Com a crise internacional reduzindo o número de turistas e executivos que viajam pelo mundo, Campos avalia que certamente haverá reflexo em determinados empreendimentos. "Mas na média, acredito que o impacto será pequeno".

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) estima uma queda de 15% no nível de ocupação dos quartos em 2009. Com que cenário a rede Slaviero trabalha?

Tivemos um impacto negativo em dezembro o janeiro, com retração mais acentuada que o normal. Mas não acredito em uma queda tão grande assim. O histórico dos últimos 10 anos é de alta no setor hoteleiro e gerou uma febre de novos empreendimentos, principalmente nas capitais, onde mais que dobrou o número de hotéis de qualidade. A maior oferta provocou uma queda no nível de ocupação. Mas o crescimento absoluto do setor certamente foi superior ao crescimento da economia no período.

Como o mercado vem reagindo?

Até agora, um nível satisfatório de ocupação dos quartos esteve garantido. A partir de abril, porém, ninguém sabe dizer. Talvez [o movimento] fique um pouco mais lento até o fim do primeiro semestre. O nosso mercado, o turismo de negócios, deve voltar à normalidade em breve. O movimento está aparecendo e a procura por reservas com um mês de antecedência se iguala a do ano passado. Algumas unidades estão trabalhando com um mês de antecipação em 70% das reservas.

Quais cidades e regiões estão no mapa de expansão da rede, que prevê 13 novas unidades até 2011?

Estamos sempre focados nos polos com grande volume de indústria e comércio. Isso nos leva a olhar com grande atenção para os grandes centros das Regiões Sul e Sudeste.Nossos novos empreendimentos são operados em associação com hotéis já existentes, assumindo suas administrações. Já há um trabalho de prospecção na busca de oportunidades nestes mercados. Muitos hotéis ainda estão fora de redes, enquanto existe a necessidade de pertencer a um grupo forte para sobreviver.

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