• Carregando...
Fachada de loja do Walmart em Secaucus (Nordeste dos EUA) | Timothy Fadek/Bloomberg
Fachada de loja do Walmart em Secaucus (Nordeste dos EUA)| Foto: Timothy Fadek/Bloomberg

A Ford Motor está fazendo uma parceria com a Walmart, a maior varejista do mundo, para começar a estabelecer as bases para um serviço de entrega de supermercado sem motorista.As duas empresas testarão o conceito como parte de uma parceria existente entre Postmates e Walmart. Os veículos da Ford simularão o processo de os consumidores recuperarem suas compras a ajuda de um motorista humano. 

À medida que os carros autônomos se aproximam da realidade, as montadoras e os gigantes da tecnologia estão cada vez mais vendo as entregas sem motorista como ainda mais lucrativas do que os robô-táxis que inicialmente chegarão às ruas para transportar os passageiros. Automatizar a chegada de mercadorias às casas dos consumidores reduziria os custos de transporte pela metade, dizem especialistas. A consultoria McKinsey prevê que, em menos de uma década, 80% de todos os itens serão entregues de forma autônoma. 

A Ford já testou entregas autônomas de mantimentos e outros produtos com a Postmates e a Domino's Pizza. A Waymo, da Alphabet, que planeja lançar um serviço comercial sem motoristas no próximo mês, tem uma parceria com o Walmart para transportar compradores on-line para suas lojas. 

"Como nós, o Walmart acredita que os veículos autônomos têm um papel importante a desempenhar no futuro da entrega", escreveu Brian Wolf, diretor de desenvolvimento de negócios para o negócio de veículos autônomos da Ford, em um post no site Medium. "Juntos, reuniremos dados cruciais sobre as preferências dos consumidores e aprenderemos da melhor maneira que podemos conectar as pessoas com as mercadorias de que precisam." 

LEIA TAMBÉM: Humano assume direção de carro autônomo da Waymo e causa acidente com motociclista

A Ford decepcionou alguns investidores ao planejar uma chegada posterior para seus veículos autônomos do que os concorrentes, incluindo a Waymo e a Cruise, da General Motors. A empresa se comprometeu não apenas entregar um veículo autopropelido em 2021, mas também um modelo de negócio viável para acompanhá-lo. 

Ainda assim, a abordagem adotada pela Ford parece ter atraído a atenção de um grande concorrente. A Volkswagen está em conversações com a empresa para a união de forças em vários projetos e está ponderando um investimento no parceiro autônomo da Ford, Argo AI, disseram pessoas familiarizadas com o assunto à Bloomberg News, no início deste mês. 

Outras redes varejistas também estão de olho em um futuro autônomo. A Kroger Co., a maior cadeia de supermercados dos EUA, anunciou em junho uma parceria com a startup de veículos autônomos Nuro para testar a entrega de mantimentos em veículos rodoviários não tripulados que podem ir da loja até a casa de um cliente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]