• Carregando...
A Copel, que arrematou várias concessões fora do estado nos últimos anos, tenta hoje aumentar sua fatia na transmissão | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
A Copel, que arrematou várias concessões fora do estado nos últimos anos, tenta hoje aumentar sua fatia na transmissão| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Consumo de energia cresce 3% em junho por famílias e comércio

O consumo de energia elétrica no Brasil subiu 3,1% em junho sobre igual período do ano passado, puxado principalmente pelo consumo das famílias e do comércio, informou nesta terça-feira (30) a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ressaltando que o setor industrial segue sem mostrar recuperação sustentada. A dinâmica se repetiu no semestre, quando o consumo das famílias e do setor de serviços compensou a queda observada na indústria, levando o acumulado do ano a uma expansão de 2,8%.

Leia mais

O fornecimento de energia da Copel cresceu 9,3% no primeiro semestre deste ano, chegando a 13,4 mil gigawatts-hora (GWh). O número, divulgado nesta terça-feira (30), corresponde à soma da energia entregue aos clientes dos mercados cativo e livre – este restrito a grandes consumidores, principalmente indústrias.

As vendas ao mercado cativo diminuíram 0,2% em relação ao mesmo período de 2012, para 11,4 mil GWh, puxadas pela retração no consumo industrial, que encolheu 12,3%. Todas as demais classes registraram crescimento na demanda, com destaque para as residências, que consumiram 4,6% mais energia no semestre.

De acordo com a Copel, o recuo da indústria no mercado cativo foi provocado, basicamente, pela migração de grandes consumidores desse setor para o mercado livre – ambiente de negócios em que preços, prazos e duração do contrato de fornecimento são negociados diretamente entre o consumidor e a companhia.

Com essa migração, o consumo no mercado livre mais que triplicou, chegando a pouco mais de 2 mil GWh na primeira metade do ano. A modalidade, que um ano atrás respondia por 5,3% da a energia fornecida pela Copel, agora tem participação de 15%.

Mercado fioA Copel também divulgou os números relativos ao mercado fio, que, grosso modo, corresponde a toda a energia que transitou pelas linhas da empresa, mesmo tendo sido fornecida por outras concessionárias. Conforme a estatal, esse fluxo aumentou 3,3% de janeiro a junho, chegando a 13,8 mil GWh.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]