A França vai injetar 10,5 bilhões de euros nos seis principais bancos privados do país até o final do ano, anunciou nesta segunda-feira (2) a ministra da Economia francesa, Christine Lagarde.

CARREGANDO :)

Os beneficiários são Crédit Agricole (3 bilhões de euros), BNP Paribas (2,55 bilhões de euros), Societé Générale (1,7 bilhão de euros), Crédit Mutuel (1,2 bilhão de euros), Caisse d'Epargne (1,1 bilhão) e Banque Populaire (950 milhões de euros), precisou a ministra.

Lagarde disse que esta medida é indispensável para que os bancos possam "financiar corretamente a economia"; isto é, continuar concedendo créditos em tempos de crise e falta de liquidez.

Publicidade

Falta de capital

A ministra fez o anúncio à imprensa depois de se reunir com a direção das entidades. Também presente, o governador do Banco da França, Christian Noyer, negou que os bancos franceses estejam com falta de capital.

O governo anunciou semana passada um plano de apoio aos bancos que incluía 40 bilhões de euros para reforçar o capital das instituições que pedissem pela ajuda.