Os deputados franceses aprovaram nesta sexta-feira uma lei que obriga uma padronização das embalagens de tabaco comercializadas no país com relação a tamanho, forma e cor, sem logo da marca e uma tipografia similar, como medida para lutar contra o tabagismo.
Esses pacotes serão obrigatórios nas tabacarias francesas a partir de maio de 2016, apesar dos protestos dos comerciantes por considerar que esta medida só provocará um aumento do contrabando de tabaco.
A ministra da Saúde, Marisol Touraine, defendeu a medida pelos bons resultados conquistados na Austrália, o primeiro país a adotá-la em 2012 e onde, assegurou, o número de fumantes cai 3% a cada ano.
Os deputados também reforçaram as medidas de proibição da venda de tabaco a menores e proibiram a abertura de tacabarias perto dos centros escolares.
Gasolina e luz mais baratas: entenda o projeto que reduz o ICMS cobrado pelos estados
Com nova lei, “floresta em pé” pode render até R$ 1,4 bilhão ao ano em créditos de carbono
Maioria das cidades tem mais beneficiários do Auxílio Brasil do que empregados formais
Mais inflação à frente: gargalos pioram com Covid na China e guerra na Ucrânia