O Google foi multado em 50 milhões de euros por reguladores franceses por violar as novas regras de privacidade de dados da Europa. É a primeira punição a uma gigante da tecnologia desde a entrada em vigor das novas regras no ano passado.
Para a principal agência do setor na frança, conhecida pela sigla CNIL, o Google falhou em esclarecer aos usuários como seus dados pessoais são coletados e como eles são usados. Segundo a agência, o Google também não foi capaz de obter de forma adequada o consentimento dos usuários para mostrar a eles anúncios personalizados. Em alguns casos, para ter acesso a essas informações, os usuários precisam de 5 a 6 ações.
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Juntos, os reguladores franceses disseram que as práticas de negócios do Google entraram em conflito com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). Implementadas em 2018, as novas regras de privacidade definiram um padrão global que forçou o Google e seus pares de tecnologia no Vale do Silício a repensar, sob o risco de multas altíssimas, suas práticas de coleta de dados.
Apesar das mudanças implementadas pelo Google, a CNIL afirmou, em comunicado, que “as infrações observadas privam os usuários de garantias essenciais em relação às operações de processamento que podem revelar partes importantes de sua vida privada, pois elas são baseadas em uma enorme quantidade de dados, uma ampla variedade de serviços e combinações quase ilimitadas possíveis.”
Na tarde de segunda-feira (21), o Google disse que está estudando a decisão para definir seus próximos passos. “As pessoas esperam altos níveis de transparência e controle de nós. Estamos fortemente comprometidos a atender essas expectativas e aos critérios do RGPD”.
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