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A loja de roupas femininas Lafort, inaugurada na última semana em Curitiba, vai funcionar com um modelo diferente de franquia. A fabricante, instalada há 43 anos na capital paranaense, já possuía uma loja de fábrica, vendia suas roupas em lojas multimarcas de outros estados, mas não tinha interesse de investir em estabelecimentos próprios. Por isso, a expansão da marca ficou a cargo das irmãs Simone e Luciane Dzierwa. "O fabricante não tinha essa vontade. Mas o negócio é interessante para ele, porque vai aumentar a produção e continuar no varejo", aposta Simone.

A proprietária da franqueadora, que é amiga pessoal da dona da confecção, Irit Czerny, conta que apresentou um projeto à ela, com um estudo de viabilidade sobre a abertura da loja, no ParkShopping Barigui. "A maior dificuldade deles era confiar a marca a alguém", explica Simone.

A empresária lembra que a idéia inicial era lançar uma marca com nome diferente, mas a notoriedade que a Lafort vem ganhando nos últimos anos fez com que os planos mudassem. Recentemente, a confecção ajudou a vestir as personagens de Fernanda Montenegro, Glória Pires e Cláudia Raia na novela Belíssima, da rede Globo. A marca também tem aparecido com freqüência em revistas de moda, e seu nome, segundo Simone, é sinônimo de credibilidade em Curitiba. "As pessoas ligam muito a Lafort à proprietária e seu pai [Amnon Czerny, criador da confecção]. Há muito envolvimento da fábrica no desenvolvimento dos produtos. É uma marca de 45 anos, eles zelam muito pelo trabalho", afirma a franqueadora.

O forte da empresa é o segmento "private label" – as roupas são produzidas aqui e recebem a etiqueta da marca que as encomendou. A Lafort já foi fornecedora exclusiva de 80% da linha tricô da loja Daslu, e também produz para grifes como Zoomp, Calvin Klein, Gregory, Le Lis Blanc e Cori, entre outras.

Expansão

Mas a marca própria deve crescer. Simone planeja levar a grife a outras cidades em breve, e estuda a possibilidade de uma nova loja em São Paulo ou Florianópolis. "Esta loja-piloto vai nos dizer se o melhor sistema será o de franquias ou licenciamento." Entre os pré-requisitos para esta expansão está a própria capacidade produtiva da fábrica. "Nós temos o compromisso de crescer juntas. Se a loja crescer bastante, a produção vai junto."

A fábrica da Lafort produz 7 mil peças por mês, somente em tricô, para as marcas licenciadas, e 2 mil para a marca própria, que também inclui alfaiataria. A marca é direcionada a mulheres entre 25 e 50 anos. "É uma possibilidade de mercado bastante grande", diz a proprietária.

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