
Os funcionários da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (RMC), aprovaram a proposta da empresa de suspender temporariamente o contrato de trabalho de 400 funcionários a partir de maio. A medida, conhecida como layoff, visa equilibrar os estoques de automóveis à demanda do mercado e deve atingir cerca de um terço dos 2,4 mil metalúrgicos da empresa.
A decisão se deu na terceira assembleia realizada às 14h desta quarta-feira (23) com os funcionários do segundo turno da empresa. Duas votações anteriores foram realizadas com os trabalhadores do terceiro turno, às 22 horas da terça-feira (22), e do primeiro turno, às 5 horas desta quarta-feira (23).
O acordo prevê a suspensão dos contratos por um período de cinco meses, segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC). O layoff terá início no próximo dia 05 de maio e se estende até o dia 05 de outubro, quando os trabalhadores devem retornar à fábrica. A suspensão do contrato trabalhista é um instrumento previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e já foi usado pela Volks em fevereiro de 2014, com a suspensão de 300 contratos.
Adaptações e treinamento
Durante o período de suspensão dos contratos, a fábrica da Volkswagen deve passar por adaptações para receber novos produtos, que devem chegar à unidade paranaense em 2015. Hoje a empresa fabrica os modelos Fox, CrossFox e Spacefox no Paraná.
Os trabalhadores que se enquadrarem no programa de suspensão participarão de cursos de qualificação para atuar na produção dos novos modelos, segundo informações do SMC.
A remuneração dos trabalhadores durante o período de suspensão virá do seguro-desemprego e da complementação salarial por parte da empresa. O acordo também contempla a manutenção dos benefícios, como férias, 13º salário e Participação nos Lucros e Resultados (PLR), e o recolhimento do FGTS, que será de 8% no período.
A Volkswagen foi procurada pela reportagem para se posicionar sobre o assunto, mas até às 17h não havia respondido à solicitação.



