• Carregando...

O empresário Virgílio Moreira Filho, candidato único à presidência da Associação Comercial do Paraná (ACP), disse ontem que ainda não decidiu se vai deixar o cargo de secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. "Isso eu vou decidir na hora da posse", afirmou. O estatuto da ACP, no entanto, determina, no artigo 44, que "é vedado aos membros da diretoria permanecer no exercício da direção da entidade se nomeados para cargo público".

Seguindo uma tradição de entendimento na ACP, a chapa encabeçada por Virgílio foi a única apresentada para participar das eleições da entidade. O prazo para inscrições se encerrou às 18 horas de ontem. Os conselheiros têm 10 dias a partir de hoje para homologar o nome de Virgílio, que tem o apoio do atual presidente da entidade, Cláudio Slaviero. Na última segunda-feira, Slaviero afirmou à Gazeta do Povo que contava com o desligamento de Virgílio da secretaria e disse que não haverá mudança no estatuto, possibilidade cogitada por conselheiros da ACP para acomodar a candidatura do secretário.

Ontem, Virgílio minimizou sua participação no governo estadual e afirmou que ocupa um cargo técnico. "Sou um secretário que trabalha a favor do empresariado paranaense. Não sou político, não sou filiado a partidos políticos."

No entendimento de diversos membros da ACP porém, a posse de Virgílio deve representar uma aproximação com o governador Roberto Requião."Com certeza é um canal de diálogo forte que teremos com o governo estadual", explica Avani Tortato Rodrigues, coordenadora do Conselho da Mulher Executiva da ACP, que também integra a chapa de Virgílio.

"Em princípio pode haver uma sintonia maior entre ACP e governo. Mas acho que a independência será mantida já que a entidade tem conselheiros e diretores para zelar pelos atos do presidente", ressalta o coordenador do Conselho Político da ACP, Antônio José Monteiro de Azevedo.

Perfil

Virgílio tem 47 anos, nasceu em Irati e é formado em administração de empresas. É o 1º vice-presidente da ACP, vice-presidente da Federação das Indústrias e da Federação das Associações Comerciais, presidente do Sindicato da Indústria de Aparelhos Eletroeletrônicos e membro do Conselho de Representantes pelo Paraná na Confederação Nacional da Indústria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]