• Carregando...

A equipe do projeto Rumos da Safra/Gazeta do Povo finaliza nesta semana o trabalho a campo. Os técnicos e jornalistas que integram o grupo estão hoje em Guarapuava, Centro-Sul do estado, importante região produtora de grãos, com destaque para o milho de alta tecnologia, com produtividade média em torno de 10 mil quilos por hectare. Amanhã a expedição segue para os Campos Gerais, onde faz entrevistas com produtores e lideranças do setor nos municípios de Ponta Grossa e Tibagi. No início da semana foram coletadas informações em propriedades do Norte e Noroeste do Paraná.

O objetivo do levantamento feito pelo Rumos da Safra é uma grande reportagem sobre a produção de grãos no estado. O material será publicado numa série de matérias em abril, no caderno Caminhos do Campo – edições dos dias 10, 17 e 24 –, suplemento de agronegócio da Gazeta do Povo. O trabalho conta com o apoio técnico da Federação da Agricultura (Faep) e Organização das Cooperativas (Ocepar), que disponibilizam profissionais para acompanhar a viagem e auxiliar na tabulação dos dados.

Entre setembro e outubro do ano passado, a equipe sondou a fase do plantio. Agora, monitora a colheita da safra de grãos. A intenção é antecipar as tendências de cultivo e verificar o desempenho das lavouras.

A novidade este ano foi a incursão por Mato Grosso, no Centro-Oeste brasileiro. A equipe manteve contato com produtores, sindicatos rurais e cooperativas nos municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste, Cuiabá, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, que fazem parte da maior fronteira agrícola do país, onde perto de 90% dos produtores são naturais do Sul do Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]