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Estados Unidos

Circulação cresce impulsionada pelas assinaturas digitais

A circulação dos jornais diá­rios americanos cresceu 0,68% de outubro de 2011 a março deste ano, segundo o Instituto de Verificação de Circulação (ABC). A expansão foi impulsionada pelas assinaturas digitais. O estudo leva em conta 618 publicações.

Aplicativos para tablets ou smartphones ajudaram a elevar a contribuição de assinaturas on-line para o portfólio dos jornais. A participação desse serviço passou de 8,7% do total de assinaturas em março de 2011 para 14,2% em igual mês deste ano. A circulação das edições digitais avançou 62%, e a das versões impressas caiu 6,7%.

Segundo as regras americanas, os jornais podem contar a mesma assinatura digital mais de uma vez – por exemplo, quando o leitor acessa diariamente o conteúdo em plataformas diferentes, como tablet e smartphone. Para o ABC, o modelo permite que se analise de forma mais completa a transição para uma leitura multiplataforma das publicações.

Cobrança

O maior jornal em circulação continua sendo o Wall Street Journal, com 2,1 milhões de exemplares diários. De outubro a março, o melhor resultado entre os jornais dos EUA foi obtido pelo New York Times, com alta de 73,05% na circulação diária. Em 2011, a publicação passou a cobrar pelo conteúdo on-line, o que, a médio prazo, estimulou a assinatura.

O NYT, que tem 779 mil exemplares na edição impressa, é o jornal com o maior número de assinantes digitais. Segundo o ABC, são 807.026. Sem considerar a duplicidade dos assinantes acessando de diferentes plataformas, entretanto, são 454 mil, informa o New York Times.

Em abril de 2011, menos de um mês após o início da cobrança pelo conteúdo on-line, o NYT informara uma base de 100 mil assinantes.

Pouco mais de um ano depois do seu lançamento, a Gazeta do Povo aparece como a maior publicação no iPad. Diariamente, o jornal coloca uma média de 370 páginas com 85 textos à disposição do leitor, superando os números de outros jornais e revistas do Brasil e do exterior. O editor-executivo de Imagem do jornal, Marcos Tavares, explica que o material que está no impresso é redesenhado para o tablet e en­­riquecido com recursos multimídia, como slide shows, vídeos e infográficos ani­­mados. Al­­gu­­mas publicações têm usado uma versão do site no iPad e outras reproduzem no tablet o formato do impresso em PDF, com ou sem interação.

Segundo Tavares, a equipe de designers, 20 profissionais, fazem a diagramação do jornal impresso e também da versão da Gazeta do Povo para tablets. Foram seis meses de trabalho até o lançamento do produto, em fevereiro de 2011. O jornal soube aproveitar o momento. Foi o primeiro jornal do país a ser diagramado para estar nesse aparelho digital portátil que foi lançado pela Apple no início de 2010. Na sequência, a Gazeta do Povo lançou seus aplicativos para Android. Um roda no sistema Android 3.0 para aparelhos de 10 polegadas e o outro foi desenvolvido especialmente para o Ypy, da Po­­sitivo, de 7 polegadas.

O número de edições baixadas vem crescendo mês a mês. Até novembro de 2011 elas eram cobradas. Naquele mês, o volume baixado chegou a 1.408 edições. A partir de dezembro foi liberado o acesso, ou seja, os leitores não precisavam mais pagar para ler o jornal no iPad. Começou, então, um crescimento expressivo dos números de edições baixadas, que passou para 6.171 em dezembro, entrou em janeiro deste ano com 7.779, passou para 9.090 em fevereiro e chegou a 10.520 em março.

A partir de segunda-feira, dia 7 de maio, o acesso gratuito à Gazeta do Povo no iPad vai estar disponível para os cerca de 42 mil assinantes do jornal. Claudia Adriana Costa, coordenadora de Operações da Central do Assinante, diz que os leitores que desejam baixar a edição no tablet já podem entrar em contato para fazer o seu cadastro.

Os assinantes vão ter um usuário e senha e com essas informações poderão baixar gratuitamente as edições daqueles dias que eles já assinam o impresso. O contato com a central pode ser feito pelos telefones 3321-5555 (para quem mora em Curitiba) e 0800-414444 (demais localidades). Outra forma de contato é pelo e-mail caa@gazetadopovo.com.br.

Os leitores que não são assinantes da Gazeta do Povo podem comprar as edições. De segunda a sábado elas vão custar US$ 0,99 (cerca de R$ 1,90). A edição de domingo vai sair por US$ 1,99 (cerca de R$ 3,81).

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