• Carregando...
 | Mauro Campos
| Foto: Mauro Campos

O bom momento da produção agrícola paranaense e as dificuldades enfrentadas pelos produtores do estado serão retratadas numa série de reportagens da Gazeta do Povo, publicadas a partir desta terça-feira, pelo caderno Caminhos do Campo, suplemento de agronegócio do jornal. As matérias retratam o sentimento de alívio no campo, diante de uma chance de retomada do setor, após dois anos de frustração e prejuízos causados pela estiagem e por causa do preço internacional das commodities agrícolas.

O conteúdo do material foi apurado pelo projeto Rumos da Safra, um levantamento técnico-jornalístico realizado pela Gazeta do Povo, em parceria com a Federação da Agricultura (Faep) e Organização das Cooperativas (Ocepar). Durante o mês de março a equipe percorreu 10 mil quilômetros no Paraná e no Mato Grosso, promoveu encontros com lideranças e visitou cooperativas, propriedades e sindicatos rurais das principais regiões produtoras.

De um modo geral, o trabalho revela um produtor satisfeito com o resultado da safra de verão, mas ainda apreensivo com as dívidas acumuladas nos anos de crise. No caso da soja, a produção deve estabelecer um recorde e superar a safra de 2005/06, quando o estado produziu 11,01 milhões de toneladas. Por outro lado, os compromissos financeiros prorrogados das últimas duas safras também impressionam. De acordo com cálculos da Faep, somente o Banco do Brasil renegociou R$ 1,8 bilhão em compromissos de 2005 e 2006 no Paraná.

No caderno que circula na terça-feira, o tema central é a produção de soja, com destaque para o volume produzido, a área transgênica e os prejuízos com a ferrugem asiática. Na edição do dia 17 o assunto será o milho de verão e aposta no safrinha – a área deve registrar um crescimento impressionante. A última publicação vai mostrar um pouco da maior fronteira agrícola do país, o Mato Grosso (Centro-Oeste), explorada basicamente por produtores do Sul do país, em especial do Paraná e do Rio Grande do Sul.

A série de reportagens encerra um acompanhamento da produção de grãos no período 2006/07, que teve início em setembro do ano passado com a primeira fase do Rumos da Safra. Com esse trabalho, a proposta da Gazeta do Povo é abrir um canal de comunicação voltado ao agronegócio e consolidar um espaço de discussão sobre o setor, que já responde por 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e sustenta o superávit da balança comercial brasileira.

Serviço: A série de reportagens será publicada em edições especiais do Caminhos do Campo nos dias 3 e 17 de abril e 1.º de maio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]