Resposta das empresas

No segundo dia útil depois de procurada pela Gazeta do Povo, a Salfer disse que tinha conversado com a consumidora e feito um acordo com ela. A Electrolux, por sua vez, afirmou no mesmo dia que procurou a cliente e que ela já teria resolvido o assunto com a loja.

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Réplica do consumidor

A Salfer disse que vai trocar a geladeira por uma do mesmo modelo, já que a Electrolux não quis trocar, mesmo eu abrindo os protocolos de atendimento. A loja disse que faria isso no prazo de uma semana. Ainda não cumpriram, mas disseram que fariam. Até estranhei porque antes estavam irredutíveis.

Atualização da tréplica do consumidor (3/9/14)

A troca ocorreu, mas não foi tão simples. A Salfer mandou a nova geladeira mas, na frente do entregador, abri o refrigerador e o puxador quebrou. Confirmei que era do mesmo lote da que deu problema. Fui a loja e depois de uma longa conversa com o gerente, nos recusamos a sair sem que o problema fosse resolvido. Fizeram a troca por uma geladeira de outra marca. Agora estou satisfeita com o novo modelo.

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Comprei no fim de julho uma geladeira de R$ 2,5 mil nas Lojas Salfer em Piraquara (PR) – é uma Electrolux DF52. Cerca de uma semana depois, os puxadores pararam de funcionar porque uma peça no interior deles quebrou. Liguei para a loja e pediram que encaminhasse o problema ao fabricante. Ao falar com a Electrolux, a atendente me questionou o porquê de eu não ter conferido o estado do eletrodoméstico quando o recebi. O problema é que, no momento da entrega, não há como desmontar o produto para conferir peças internas. A fábrica me informou o telefone de uma assistência técnica, que mandou um funcionário depois de adiar a primeira visita. Ele viu a geladeira e, além da peça, constatou outros problemas, como ondulações na porta e borrachas soltas. O técnico me informou que o certo seria a troca do eletro, porque o conserto levaria 20 dias e exigiria várias novas peças – gabinete, puxadores e borrachas. Mas a fábrica não me dá a troca, apenas a manutenção. Já a loja não me dá garantias de que poderá fazer a troca. Sinto-me de mãos atadas porque paguei à vista por uma geladeira cheia de defeitos constatados pelo próprio técnico que a fábrica indicou. Se eu escolher pelo conserto, além de demorar, meu refrigerador não será mais novo, mas todo reformado, o que não é justo.

Rafaela Cordeiro Batista Lima, Curitiba