O Google vai ajudar as empresas de comunicação a aumentarem sua arrecadação com propaganda online e fechou um acordo de 60 milhões de euros (US$ 82 milhões) para financiar inovações em publicações digitais, encerrando a disputa sobre se a gigante da internet deve pagar pela exibição de links para os sites dos jornais em suas buscas de notícias.
O acordo anunciado nesta sexta-feira (1º) pelo governo francês e a companhia americana dará acesso às empresas de comunicação a plataformas de propagandas no líder de buscas na internet.
Associações de imprensa na França e em outros países europeus, que estão perdendo dinheiro e leitores, queriam que a Google pagasse por cada leitura de um artigo para o qual a busca é redirecionada. O Google, por sua vez, ameaçou deixar de indexar reportagens e artigos da imprensa francesa, se fosse cobrado pelo conteúdo. A empresa disse que o acordo significa que ela não terá de pagar por "fragmentos" de conteúdos noticiosos que aparecem nas páginas de busca.
A França apontou um mediador para liderar as negociações com o setor de comunicação francês que classificou o acordo de "conclusão feliz".
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