• Carregando...

O gigante americano Google lançou nesta semana a versão brasileira de seu sistema de buscas de livros, o Google Book Search. O site, em versão beta (em construção), oferece a íntegra de livros em domínio público e trechos ou informações sobre obras protegidas por direitos autorais. O Google não sabe precisar quantos livros estão disponíveis para consulta.

Apesar de contar com uma sofisticada ferramenta de buscas, o catálogo disponível no serviço é muito inferior ao da versão em língua inglesa. Por trás dessa deficiência, está um delicado processo de negociação com bibliotecas e editoras, as duas fontes de origem de livros oferecidos no serviço.

Nenhuma biblioteca brasileira entrou em acordo com o Google até agora, embora a empresa já tenha proposto uma parceria à Biblioteca Nacional, por exemplo. Quanto às editoras, apenas pequenas e médias (a Senac é a mais famosa deças) cederam suas obras. Engana-se, portanto, quem acha que vai encontrar grandes clássicos da literatura brasileira na íntegra internet. Por enquanto, é mais fácil encontrar livros sobre Machado de Assis do que uma obra dele próprio.

Poucas obras podem ser lidas do início ao fim

São poucas as obras disponíveis na íntegra. Em geral, o programa ajuda o internauta a descobrir livros e encontrá-los, mas não permite que sejam lidos do início ao fim. Em alguns casos, apenas as referências bibliográficas estão disponíveis. Em outros, encontram-se livros especializados com citações sobre a obra procurada, um reflexo do catálogo restrito das editoras que até agora aderiram ao Google Book Search brasileiro. Não há uma regra que defina quanto de cada livro estará disponível para leitura. Cada editora tem seu critério, ao qual o Google acata.

É difícil até encontrar a íntegra da Bíblia em português. Ao digitar a palavra na barra de buscas, o usuário encontrará versões em outras línguas, livros que fazem referência à obra ou edições ilustradas parcialmente disponíveis.

É possível refinar a busca e procurar livros por autor, editora, título, expressão, data de publicação, entre outros. Também é possível localizar bibliotecas próximas onde o livro está disponível ou encontrar um link para comprá-lo.

Nos Estados Unidos e na Europa, o serviço é bem mais completo. O Google fez convênios com algumas das maiores bibliotecas do mundo e escaneou um enorme acervo. Embora a visualização também esteja restrita ao que determinam as editoras, o catálogo é infinitamente maior.

Saiba mais sobre a ferramenta na página de perguntas e respostas do Google Book Search.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]