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Depois de três anos no comando do Câmpus Londrina de Pontifícia Universidade Católica (PUC PR), o administrador de empresas e professor Carlos Augusto Fontanini (foto) começa 2010 à frente da Escola de Negócios da instituição. Formado em Administração pela Unespar, com mestrado na área pela UFPR, Fontanini trabalha na PUCPR desde 1997 e dirigiu o curso de Administração entre 2003 e 2006. A Escola foi criada em 2006 e tem hoje cerca de 30 cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Marketing, nos quais estudam cerca de 2,6 mil alunos, orientados por 85 professores.

Como o senhor avalia a formação dos alunos de Administração e Economia do país e no Paraná?

É muito simples para uma faculdade abrir um curso de Administração, se compararmos com outras áreas. Bastam professores, salas de aula, biblioteca e computadores. Por isso, a oferta se proliferou demais nos últimos anos. O que diferencia os bons cursos dos ruins é a exigência de qualificação dos professores, os convênios da universidade e a infraestrutura. E eu acredito que os alunos estão prestando atenção nisso. Há uma tendência cada vez maior de eles escolherem onde querem estudar e de as empresas selecionarem seus funcionários usando como critério o local onde ele estudou. O diploma é um diferencial nesse mercado tão competitivo.

Como a integração das áreas em uma Escola de Negócios beneficia a formação dos alunos?

Com a integração dos cursos, você atua em todas as áreas da gestão, catalizando o que há de melhor em cada um. Há uma troca grande de experiências. Isso também facilita a formação de parcerias com empresas e instituições de outros países.

Quais as suas propostas para a Escola de Negócios?

O trabalho feito na escola já é muito bom e queremos melhorar isso. Minha ideia é buscar novas parcerias, em especial para o Núcleo de Empregabilidade. Também acho que podemos ampliar a prestação de serviços da instituição, aproveitando o potencial do nosso corpo docente.

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Bolsas em alta

A crise não impediu que 2009 fosse o melhor ano da história da curitibana Danka Bolsas, fundada há três décadas. Seu faturamento cresceu 113% neste ano, ou seja, mais que dobrou em relação a 2008. A explicação está no mercado de informática. A Danka, que já fabricava boa parte das mochilas, maletas e estojos para notebooks de empresas como Dell, Itautec e Lenovo, fechou parcerias também com a Positivo e a Semp Toshiba. Esses produtos já respondem por 80% das vendas, tomando espaço das bolsas e mochilas promocionais.

No ano, a Danka aumentou seu quadro de 105 para 155 funcionários, sem contar os 130 terceirizados. E, para acomodá-los, a fábrica da empresa, no bairro Pinheirinho, foi ampliada de 1,4 mil para 2,1 mil metros quadrados – e ainda crescerá para 2,9 mil metros em 2010.

Areia com espumante

Que picolé, que nada! Os catarinenses vão tomar espumante gelado na areia da praia neste verão. A Miolo Wine Group lançou a linha Terranova em garrafinhas de 250 ml, nas versões brut e moscatel. Carrinhos climatizados exclusivos, com a marca da vinícola gaúcha, vão circular pela beira-mar vendendo as unidades a R$ 10. Já os gaúchos encontrarão as garrafinhas em 60 quiosques do litoral norte do Rio Grande do Sul.

Recordista

Entre águas e refrigerantes, a Ouro Fino engarrafou 18 milhões de litros em novembro, um recorde na história da centenária paranaense. A marca foi atingida um mês depois do lançamento do Ouro Fino Fresh, refrigerante em três sabores e dois tamanhos. Em janeiro, a empresa lança uma nova embalagem de água mineral, com forte apelo ecológico.

Locadoras

Os empresários paranaenses Carlos Rigolino, Roberto Portugal e Valmor Weiss fazem parte do novo conselho nacional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, que assume no dia 1º de janeiro. O estado tem 110 locadoras, operando juntas uma frota de 20.144 veículos de aluguel.

Chave especial

Até que uma tecnologia menor e mais eficiente surja, o pen drive segue campeão nas estratégias de marketing das empresas. Os futuros compradores de um condomínio do Grupo Thá em Camboriú vão receber um pen drive em forma de chave, pendurado em chaveirinho com a marca da empresa. Mais algumas argolinhas permitem carregar as chaves da casa nova. O conteúdo é o manual do proprietário, que, se impresso, daria um calhamaço de 150 páginas.

Presente sustentável

Em vez de enviar os tradicionais brindes de fim de ano, desta vez a Aker Solutions resolveu presentear seus parceiros com... árvores. Em parceria com a Federação Paranaense de Montanhismo (Fepam), a empresa plantou 500 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica no morro do Anhangava, em Quatro Barras (Grande Curitiba). Cada uma tem como padrinho um parceiro da multinacional, que fabrica equipamentos para exploração de petróleo em Curitiba.

A cada quatro meses, montanhistas da Fepam vão subir o morro e fotografar as plantas. Assim, os presenteados poderão acompanhar o crescimento das mudas.

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