• Carregando...

O Governo do Paraná autorizou a diretoria da Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel) a negociar uma solução para a usina termelétrica de Araucária, que custou à empresa quase R$ 700 milhões e desde que ficou pronta, em 2002, nunca funcionou.

Segundo reportagem do Bom Dia Paraná, a usina foi construída quando o país sofria com o apagão. A obra foi entregue no final de 2002 e desde então a Copel mantém funcionários trabalhando no local, apenas para a manutenção.

A usina, que poderia abastecer uma cidade do tamanho de Curitiba, é uma sociedade entre a empresa norte-americana El Paso, que tem 60% das ações, a Copel e a Petrobras, cada uma com 20%.

Em 2003 o contrato com a El Paso foi contestado pelo Governo do Paraná, que suspendeu pagamentos de compra de energia alegando que seria prejudicial e que poderia até levar a Copel à falência.

O governo ainda afirmou ter encontrado irregularidades na construção e que a usina não teria condições de funcionar.

A El Paso entrou com uma ação contra o governo, numa corte internacional, em Paris, e agora a direção da Copel foi autorizada pelo Conselho de Administração da companhia a negociar com a direção da El Paso. De acordo com o governo, com a negociação a Copel pode comprar a parte estrangeira da usina.Veja em vídeo a usina que em três anos nunca produziu energia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]