• Carregando...

O governo do Japão aprovou nesta quinta-feira um plano fiscal de médio prazo, que inclui cortes de gastos de 4 trilhões de ienes em cada um dos próximos dois anos para alcançar o objetivo da reforma fiscal até o ano fiscal de 2015.

O governo tem como objetivo diminuir o déficit para 18,9 trilhões de ienes no ano fiscal de 2014, e para 15,2 trilhões de ienes no ano fiscal de 2015. Atualmente, o déficit está em 23,2 trilhões de ienes.

O governo promete que até o ano fiscal de 2015, o déficit vai corresponder a 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Ainda assim, o plano mostra que o governo deve fazer mais esforços para equilibrar o orçamento fiscal até 2020, já que estima-se que neste ano o déficit ainda equivalerá a 2% do PIB.

O governo leva em conta dois pontos para estabelecer este plano fiscal de médio prazo. Além do aumento do imposto sobre as vendas para 8% em abril de 2014 e para 10% em outubro de 2015, a previsão é que o crescimento real anual da economia japonesa seja de pelo menos 2% nos próximos 10 anos.

Alguns economistas dizem que a projeção de crescimento é muito otimista e questionam se é adequado a administração estabelecer um cenário de melhora fiscal com base neste ponto de vista. Fonte: Dow Jones Newswires.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]