Contêineres no porto de Santos: paralisação de seis horas foi suficiente para dobrar o governo federal| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

"Não vamos aceitar a construção de novos terminais privativos sem a nossa mão-de-obra. Essa privatização deixaria o Porto nas mãos de empresas que já dominam a área no Brasil e estão aniquilando os trabalhadores portuários."

Oziel dos Santos Souza, secretário do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná.

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A paralisação de 30 mil trabalhadores portuários por todo o país surtiu o efeito esperado pela categoria. O governo brasileiro fechou na tarde de ontem acordo com os sindicatos para que até a conclusão dos trabalhos da mesa de diálogo entre o Governo Federal e Entidades não sejam licitados novos arrendamentos de terminais ou concessões portuárias, principal reivindicação dos grevistas. O acordo foi assinado pelo ministro-chefe da Secretaria dos Portos, José Leônidas Cristino.

Nesse período, os trabalhadores pretendem negociar alterações na Medida Provisória 595, que estabelece novo regulamento para a categoria. Em contrapartida, os sindicatos comprometeram-se a cancelar a paralisação prevista para a terça-feira e a não realizar novas greves até o fim destes trabalhos, previsto para até o dia 15 de março. Editada pelo governo no ano passado, a MP muda a regulamentação portuária e incentiva investimentos privados no setor, com o objetivo de reduzir o custo do frete no país. Mas, na visão dos sindicalistas, a MP fragiliza as relações trabalhistas.

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36 portos

A manifestação ocorreu em 36 portos, em 12 estados. O porto de Santos, que responde por mais de um quarto das exportações e importações do Brasil, amanheceu com seus guindastes e esteiras carregadoras parados nesta sexta-feira, num dia de protesto de trabalhadores portuários contra as reformas propostas pelo governo para o setor. A manifestação de seis horas, que foi encerrada às 13 horas, como previsto, atingiu outros importantes portos do país, interrompendo as exportações de soja, milho, açúcar e outras mercadorias nos principais terminais brasileiros.

Paranaguá

De a­cordo com o presidente do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Pa­raná, Antônio Carlos Bon­zat­to, a mobilização mostrou a força dos trabalhadores para o governo e para a sociedade. "O governo recuou e atingimos o nosso objetivo", disse.

De acordo com informa­ções da Administração dos Portos de Paranaguá e An­tonina (Appa), o movimento dos trabalhadores prejudicou as operações nos portos paranaenses. Segundo nota divulgada pela Appa, a paralisação, pela manhã, impossibilitou a operação dos 16 navios atracados.

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