• Carregando...

O aumento da movimentação de cargas nos portos catarinenses desencadeou uma série de investimentos em terminais do estado vizinho. Até a metade de 2008, Santa Catarina deve ter dois novos terminais em operação – Itapoá e Navegantes – além de ter concluídas as obras de ampliação nos portos de Itajaí, São Francisco do Sul e Imbituba.

As empresas que investem nos novos terminais catarinenses negam que haja relação dos negócios com a performance do Porto de Paranaguá, mas concordam que é preciso diversificar as opções de operação e apostam na gestão de terminais privados (como Itapoá, Navegantes e Imbituba).

A Hamburg Süd, maior grupo na operação de contêineres na América do Sul (e 15.º no mundo), está investindo US$ 195 milhões na construção do Porto de Itapoá, em parceria com o grupo Tecon Santa Catarina. A empresa garante que vai continuar operando em Paranaguá – o movimento atual da Hamburg Süd/ Aliança é de 24 navios/mês – e diz que os investimentos em Santa Catarina se justificam pela demanda, pelo calado natural do porto e pelo clima de Itapoá, favorável para a navegação.

A partir de 2008 a Hamburg Süd vai trabalhar com uma nova geração de navios, que precisam de maior profundidade para navegar na área de cais. O calado natural de Itapoá é de 16 metros, sem a necessidade de dragagem. O calado de Paranaguá é de 14 metros, e necessita de dragagem constante, embora há mais de um ano o trabalho – que no momento está subjudice – não seja realizado.

Além da Hamburg Süd, empresas paranaenses também apostam nos terminais catarinenses. A Standard Logística, do grupo Demeterco, venceu a licitação para a concessão do terminal de Imbituba em parceria com a carioca Libra, que opera dois terminais no Porto de Santos. A Libra Standard vai investir um total de R$ 20 milhões no terminal de Imbituba, que tem foco em carga frigorífica e vai atender o Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

A Rocha Top, empresa paranaense que opera em Paranaguá, fechou, há menos de um mês, um acordo com a espanhola Dragados para ampliação de um terminal multi- uso (para contêineres e outras cargas) em São Francisco do Sul. "Já tínhamos um arrendamento e o grupo Dragados queria investir em portos no Brasil. Escolheu São Francisco do Sul", diz Hélio Freire, diretor da Rocha Top. Mas, segundo Freire, os investimentos da Rocha Top em Paranaguá vão continuar. "Os novos portos em Santa Catarina são resultado de uma demanda reprimida. Mesmo com as ampliações, Paranaguá ainda vai continuar sendo o porto mais importante da região", completa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]