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Piermartiri, da Granotec: empresa saiu de um nicho para trabalhar com toda a área de alimentos | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Piermartiri, da Granotec: empresa saiu de um nicho para trabalhar com toda a área de alimentos| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Mercado

Veja dados sobre o consumo de trigo no Brasil e no mundo.

Consumo

O Brasil consome por volta de 11 milhões de toneladas de trigo por ano. Estimativas do Ministério da Agricultura preveem que o consumo deve aumentar 1,3%.

Feito a mão

Existem por volta de 63 mil padarias artesanais em todo o país.

Pão todo dia

O brasileiro consome por volta 34 kg de pão por ano. Isso corresponde a cerca de dois pães franceses por dia.

Lá fora

No Chile a média é de 98 kg por ano. Em Honduras, de 18 kg.

Por aqui

O consumo de pão está muito concentrado no Sul e Sudeste, mas vem crescendo em outras regiões.

Modernidades

O uso da farinha doméstica cai ano a ano. A explicação é que as pessoas não assam mais seu próprio pão em casa.

Primeiro vieram os aditivos para o trigo. Depois, para o leite. Agora, a empresa curitibana Granotec/Granolab tem se colocado como uma fornecedora de soluções para toda a indústria alimentícia. A estratégia, que passa pelo foco em saúde e bem estar, vem garantindo um crescimento médio de 10% ao ano.

Com um faturamento de R$ 80 milhões em 2014, a empresa fundada há 25 anos prevê para este ano um crescimento de 13%. A perspectiva vem da sua linha de produtos em nutrição: os mixes de vitaminas, minerais e funcionais para o mercado alimentício.

"Queremos oferecer para nossos clientes leituras de tendências de mercado. Hoje os consumidores buscam produtos mais ricos, mais saudáveis. Nutrição é um tema badalado", afirma o gerente comercial de cereais e alimentos, Max Piermartiri.

Se antigamente o rótulo de um alimento industrializado poderia se parecer com o de um xampu, hoje a relação é contrária. Segundo Piermartiri, a indústria deve focar esforços para oferecer produtos cada vez mais nutritivos – com fibras, ômega 3, vitaminas – e menos componentes químicos.

"O desafio hoje é mais mercadológico do que técnico. O empresário pensa: tenho o meu pão, vou incrementá-lo com fibras e preciso reverter isto em valor. Colocar na farinha uma determinada quantidade de vitamina A, por exemplo, para que os índices da embalagem do produto estejam corretos, nós conseguimos. Fazer isso de forma sustentável, tecnicamente factível e mercadologicamente rentável é o desafio", diz o gerente da Granotec.

A Granotec nasceu voltada ao mercado de moinhos do Sul do país e acabou evoluindo ao fornecer produtos para toda a indústria de alimentos de base trigo (panificação, biscoitos e massas). Em meados de 2007, a área de lácteos também se desenvolveu através da Granolab.

Há cerca de três anos, a empresa decidiu ampliar a atuação se posicionando como fornecedora de aditivos e ingredientes para toda a indústria de alimentos. "Hoje temos na carteira clientes que produzem sucos, geleias, bebidas e achocolatados em pó que extrapolam a origem da empresa. Este é o nosso terceiro passo", diz Piermartiri.

As linhas de produtos da empresa basicamente se dividem em duas áreas: nutrição e performance de produção. A segunda foca em melhorar o desempenho de produção dos clientes, reduzindo a carga de ingredientes e perdas.

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