A Grécia precisará dar novos passos para resolver suas finanças públicas e vistoriar sua economia em troca do novo pacote de ajuda multimilionário, advertiu neste domingo (29) o primeiro-ministro do país Lucas Papademos. A autoridade grega também afirmou que os líderes políticos gregos estão unidos em torno desses esforços.

CARREGANDO :)

No comunicado após três horas de encontro com os líderes dos três partidos da coalizão de governo, Papademos disse que se a Grécia não conseguir garantir este novo empréstimo, o país se verá frente a frente a um default (calote) com "consequências pesadas" para a sociedade grega.

"As negociações não são fáceis. Apesar dos progressos que contribuíram para estabilizar a economia, apesar das mudanças significativas e dos grandes sacrifícios dos cidadãos, perda de objetivos e atrasos na implementação das políticas levaram nossos parceiros a exigirem novos compromissos", afirmou ele.

Publicidade

"Estamos em acordo absoluto sobre a necessidade de continuar as negociações e com a posição que teremos de apoiar", adicionou Papademos.

O encontro entre os líderes políticos e o primeiro-ministro ocorreu apenas um dia antes da reunião dos líderes europeus em Bruxelas e para a qual são esperadas discussões sobre o novo pacote de resgate multimilionário para o país e sobre o programa relacionado com as reformas.

Neste sábado (28), a Grécia e seus credores privados disseram que estão quase prontos para assinar o acordo de subscrição de 100 bilhões de euros de dívida do país, pavimentando o caminho para a Grécia assegurar a nova ajuda de seus parceiros europeus. As informações são da Dow Jones.

Veja também
  • Governo grego tenta assegurar reformas com partidos
  • Críticos ao Fórum de Davos pedem mudança no modelo econômico
  • Credores da Grécia esperam acordo de dívida para semana que vem